Será abordado uma visão geral da estrutura conceitual do gestor.

Histórico


Nunca existiu no sistema um mapeamento das tabelas de preço ou lucratividade desejados e permitidos para cada situação comercial atendida pelo sistema. O sistema possuia uma margem fixa no cadastro do SKU e ficava a cargo dos vendedores decidirem o desconto ou acréscimo manualmente para cada situação.


Descrição


Tabela de Lançamento Financeiro armazena todos os lançamentos com cunho financeiro do sistema (conta a pagar, conta a receber e transferencias).
Para representar o local onde está o dinheiro deste lançamento financeiro existe uma tabela Conta Financeira e vai ser usado para definir o destino e a origem dos valores.
Um Lançamento Financeiro precisa ser classificado com um tipo, os tipos mais basicos são receita, despesas e transferencia. Estes tipos são armazenados na tabela Conta Classificação.


Diagrama1 do Mermaid


Então um lançamento financeiro a grosso modo pode ser representado da seguinte forma:

Valor: R$ 10,00
Conta de Origem: Conta do cliente
Conta de Destino: Conta principal da empresa
Classificação: Pagamento de compra

Até o momento temos então um lançamento financeiro que é classificado com um tipo de lançamento, ai surge um problema que é quando um lançamento financeiro precisa ser classificado parte em uma classificação e a outra parte em outra classificação.
Um exemplo é uma cliente que tem uma classificação para venda de produtos (Receita sobre venda) e outra classificação para serviços (Receita sobre serviços).
Para isto então:


Modelo de Dados


  • Tabela LANCAMENTO_FINANCEIRO - Tabela principal onde é representado cada movimentação financeira (conta a pagar, conta a receber e transferencias);
  • Tabela CONTA_FINANCEIRA - Representa os caixas do sistema. Para cada lançamento financeiro tem um caixa de origem e um caixa para o destino;
  • Tabela CONTA_CLASSIFICACAO - Representa o tipo de movimentação que está sendo feita;
  • Coluna TRANSACAO_NEGOCIO_ITEM.ID_TABELA_PRECO - Campo que indica qual foi a tabela de preço utilizada em determinado item de pedido;


Regras de Negócio


  • Só pode existir uma tabela base ativa para cada grupo de tabelas de preço;
  • Tem que existir ao menos uma tabela base ativa para cada grupo de tabelas de preço;


Ideias para o Futuro


  • Alerta de grupo sem tabela de preço base ativa;
  • Alerta de lucratividade fora do esperado em relação a tabela de preço;
  • Demonstrar a diferença entre as tabelas de preço em forma de texto para o vendedor. Exemplo: O item XPTO está x% abaixo da tabela base (para consumidor). O objetivo é utilizar o preço da tabela base (se esta for a tabela da loja online) como base de comparação para um preço em outra tabela;