Esta documentação tem como finalidade explicar os tipos impressão que o Gestor pode utilizar, e como realizar a configuração.


Ainda é utilizado o mapeamento de impressoras do Gestor.


Requisitos:

Acesso as telas:


  • Impressoras Mapeadas: Configurações>> Impressoras Mapeadas.
  • Modelos de Etiquetas: Configurações>> Modelos de Etiquetas.


Tipos de utilização de Impressoras no Gestor

Na tela de "Impressoras Mapeadas" é possível informar as impressoras que serão utilizadas para etiquetas no sistema, e como o sistema irá se comunicar com a impressora para enviar o comando de impressão.



  • Porta: Indica a porta local a ser utilizada no momento da impressão (LPT2, LPT3 etc). Normalmente a LPT1 é vinculada a porta paralela do computador. Ela pode ser utilizada, mas há chance de conflitos com impressoras locais;

A porta que será indicada deve ser "LPTx" por exemplo, onde o 'x' representa a numeração da porta e deve ficar entre 1 a 9.

  • Tipo da Impressora: É o tipo da linguagem que a impressora trabalha (ZPL, EPL etc);
  • Caminho: É o caminho na rede para o mapeamento da impressora. Ex.: \_x;
  • Tipo de mapeamento: É o que define como o sistema irá localizar a impressora:
  • Rede: Para quando a impressora estiver compartilhada na rede e também for compartilhado o dispositivo e a porta no TS Client;
  • Local: Para quando a impressora estiver conectada localmente em uma determinada máquina mas for compartilhada na rede para ser utilizada pelas outras máquinas;
  • Servidor de Impressão: No caso da Brew Shop onde é utilizado a Fila de Impressão e PrinterServer para enviar as etiquetas para a impressora, apenas a Brew Shop utiliza atualmente essa opção e está configurada diretamente no banco de dados.

  • Descrição: É o texto que identificará a impressora dentro das telas do sistema. Ex.: Impressora Zebra da Expedição;


O Mapeamento de impressoras nesta tela é utilizado apenas para quando, na tela de "Etiquetas de Produtos", for escolhida a opção "Modelo do Item Pai (zebra)" que é o caso de etiquetas para itens e neste caso o modelo de etiqueta é vinculado ao Item Pai.



Para configurar o Servidor de Impressão


O Tipo de Mapeamento "Servidor de Impressão" está sendo utilizado atuamente apenas para a Brew Shop. Que tem configurado diretamente no banco de dados a porta para onde apontar a impressora.

O Mapeamento neste caso, é utilizado para saber qual é a máquina que está com o aplicativo PrinterServer, que é onde está fisicamente a impressora.

Ao configurar o mapeamento como "Servidor de Impressão" as etiquetas do tipo "Gôndola" serão enviadas para a tela de "Fila de Impressão".



Ficarão aguardando o comando para serem enviadas para a impressora. Este comando é dado através de um aplicativo que monitora as etiquetas na fila, chamado PrinterServer. Ele se conecta com a impressora e envia as etiquetas pendentes na fila para a impressão, caso ocorra algum problema na impressão ou nesse aplicativo, as etiquetas ficarão pendentes nesta tela de Fila de Impressão, caso contrário serão apagadas.



Para as demais etiquetas que não são do tipo "Gôndolas" nem a que está relacionada ao Item Pai, O Gestor irá apresentar as impressoras compartilhadas na rede, em uma lista de impressoras e o usuário irá escolher aquela que deseja imprimir, neste caso não é utilizado o mapeamento, por exemplo: