1. Vá até o Menu Financeiro>> Configurações>> Contas de Classificação

  2. As imagens abaixo mostram como funciona a organização das classificações e a forma de cadastro. O marcador (3) mostra a hierarquia. Para iniciar uma nova hierarquia se deve cadastrar uma nova raiz, conforme o marcador (1). E para colocar um nível abaixo, como mostra a segunda imagem, se deve criar uma "Nova filha" (2).

  • O marcador (4) mostra o campo "Conta Pai" conforme mostra a flecha verde e a cinza, é um nível acima do que está sendo cadastrado. O campo "Tipo" (6) determina a raiz superior na qual o registro vai pertencer. O campo "Código" (6) determina uma ordem numérica para o registro entre outros da mesma "Conta Pai", e é definido apenas manualmente por este campo pois o sistema não gera este código automático.



Mover Lançamentos


O sistema só permite que seja feito lançamentos nas classificações finais. "Mover lançamentos" transfere lançamentos para outra classificação manualmente.



Caso seja preciso criar um nível abaixo de uma classificação que já possui lançamentos, o sistema vai mover estes lançamentos para a nova classificação sob confirmação.



No caso de uma exclusão, o sistema pedirá uma nova classificação para que os lançamentos sejam transferidos.



Classificações automáticas de juros e descontos


É necessário cadastrar pelo menos as seguintes classificações financeiras, pois são necessárias para algumas ações automáticas do sistema. Solicite a configuração destas classificações.

  • Classificação de juros pagos: utilizado pelo sistema para criar uma parcela interna de juros nas contas a pagar. Acontece quando se baixa uma conta a pagar com o valor maior do que o original.
  • Classificação de juros recebidos: utilizado pelo sistema para criar uma parcela interna de juros nas contas a receber. Acontece quando se baixa uma conta a receber com valor maior do que o original.
  • Classificação de descontos concedidos: utilizado pelo sistema para criar uma parcela interna de desconto nas contas a receber. Acontece quando se baixa uma conta a receber com o valor menor do que o original.
  • Classificação de descontos recebidos: utilizado pelo sistema para criar uma parcela interna de desconto nas contas a pagar. Acontece quando se baixa uma conta a pagar com o valor menor do que o original.
  • Classificação de retenções: É utilizado para as contas a receber geradas a partir de ordens de serviço que possuam retenções. Acontece no momento da ação gerar cobrança. O sistema cria uma parcela para representar a retenção dentro da conta a receber.

Para poder agrupar as cobranças nas classificações, deve ser inserido a classificação na cobrança.


Links Úteis


Para entender o "Relatório de Classificações", vá até o manual Relatório de Classificações.

Para entender "Conciliamentos", vá até o manual Conciliações Bancárias.