Configurações Necessárias para a Importação do XML de Compra

A configuração de importação do XML de produtos nacional, serve para copiar as informações contidas na NF-e para a nota de entrada. Com essa ferramenta não é necessário digitar as informações da nota no sistema. Para que isso aconteça são necessárias três configurações.


  • Configurar o Tipo de Operação: Nesta configuração é necessário cadastrar a natureza de operação utilizada pelo fornecedor, no tipo de operação de saída que se utiliza. Exemplo No menu "Fiscal>> Configurações>> Tipo de operação" deve filtrar todas as operações de entrada e saída configuradas no sistema. Para isso, não é necessário preencher nenhum filtro e clicar no botão "Filtrar(F5)".



Caso não exista neste cadastro a que precisa, clicar no botão "Novo tipo de Operação(F2)" e preencher os dados necessários:



  • Configurar o CFOP inverso: Nesta configuração você precisa cadastrar o CFOP inverso do CFOP utilizado pelo fornecedor.

No menu "Fiscal>> Configurações>> CFOP" pesquise pelo CFOP que está na nota de entrada.



Após pesquisar, clicar na ação "Alterar(F3)". Na tela de alteração basta cadastrar no campo CFOP INVERSO e salvar.



  • Configurar os itens x fornecedor: Nesta configuração é necessário relacionar os itens com o fornecedor da nota. Isto é feito através do menu "Compras>> Itens de Fornecedores". Os campos Fornecedor, Itens e Tipo de Uso são os campos obrigatórios e que devem se preenchidos. Os demais campos serão preenchido assim que o XML for importado. Os campos Fornecedor e Itens precisam ser cadastrados no sistema, caso eles não estejam não será possível configurar a importação do XML.


Para maiores detalhes clique aqui.