Este roteiro tem como finalidade orientar quanto ao procedimento que deve realizado quando a Nota Fiscal de Entrada for cadastrada com a quantidade incorreta, e já ter sido "Recebida".

Nestes casos, a quantidade da nota já pode ter movimentação no estoque com vendas, por exemplo, sendo necessário outros passos além de reabrir.

Exemplo, a NF foi cadastrada com quantidade 1, porém a quantidade correta, é 30 L.



  1. Verificar se a nota está com Status de Recebimento como "Recebido":



  • Se estiver como recebida, orientar o usuário a cancelar o recebimento, na opção "Cancelar Recebimento NFE".
  1. Pode ocorrer de o saldo já ter tido movimentação de estoque, neste caso o sistema não permitirá cancelar o recebimento, pois informará a falta de saldo.



  1. Com isso é necessário que o suporte analise qual pedido/XML Importado está utilizando o saldo da nota, para descobrir é possível através da tela de "Laçamentos de Estoque" (Itens>> Lançamentos de Estoque);

  2. Após identificar qual pedido/XML Importado que utilizou o saldo, é preciso excluir esse pedido que utilizou e reabrir o XML de venda importado, para que seja possível o usuário cancelar o recebimento da NF e assim reabrir e alterar a quantidade.

  3. Para realizar esse processo de exclusão de XML e reabertura, é através da tela de "Importação XML de Vendas" em Integrações>> Automatize>> Importação XML de Vendas e filtrar pelo XML, pode ser utilizando o filtro "Número NF" por exemplo.

  4. Após filtrar, utilizar a ação "Forçar Exclusão TN" (Apenas para usuário Dype). Essa ação irá desvincular as cobranças e pagamentos, bem como excluir o pedido, liberando de volta ao estoque o saldo daquele pedido. Neste passo pode ser que a cobrança já tenho sido "Recebida" ou "Conciliada" provavelmente será preciso reabrir a cobrança ou desvincular as conciliações.

  5. Após este processo, avisar ao cliente que pode reabrir a nota e alterar o que precisa, e após essa alteração devemos processar novamente o XML de Vendas, através da tela de "Importação XML de Vendas".