Roteiro para Auxiliar na Identificação de Problemas na Integração EZ

O erro que estava ocorrendo no integrador era:


20180718 08513255 info TDAFDeveloperException: - Erro(Pedido:161989): Item pai não encontrado ou não tem um lote ativo configurado! Código de integração:10446


Primeiro é necessário identificar, baseando-se no log do integrador, qual item do pedido está se referindo, por exemplo:


Pedido Item: 1/7 - REGULADOR PRIMÁRIO TAPRITE SERIE T742
20180718 09550657 info Pedido Item: 2/7 - VALVULA EXTRATORA TAPRITE TIPO "S" COM VALVULA DE ALIVIO E ALAVANCA PRETA
20180718 09552505 info Pedido Item: 3/7 - CILINDRO DE CO2 DE ALTA PRESSÃO EM ALUMÍNIO C/ VALVULA 2,3KG.


O último item que está tentando integrar é o CILINDRO DE CO2 DE ALTA PRESSÃO EM ALUMÍNIO C/ VALVULA 2,3KG, sendo assim, devemos verificar no Gestor o EZ Item ou Item Pai, com o código de item (Código de Integração) que aparece na mensagem de erro do log.

Para isso, utilizar o menu "Integrações->EZ->Ez Item".

É possível consultar através da descrição do item (que pode ser uma parte da que está no log, ou a descrição completa). No entanto, muitas vezes pode não ser a descrição toda que está no log, devido ao item que aparece no log muitas vezes ser uma variação de um EZ Item.


Consulta EZ Item
Consulta EZ Item


Após, devemos consultar se o EZ Codigo que está no Gestor é o mesmo que está na loja online.


EZ Codigo
EZ Codigo


Devemos confrontar as informações que estão no Gestor, com as que estão no pedido na loja online, lá é possível verificar exatamente qual o EZ codigo do item que foi utilizado no pedido.

No menu de "Pedidos" digitar o código do pedido para busca. Irá exibir todos os dados do pedido, incluindo os itens. Na loja, o item possui um código próprio que não está ligado ao Gestor, o campo que liga o Gestor a loja online é o "Código de Integração", que no Gestor está como "EZ Código"

Teoricamente, se o item vendido no pedido for o EZ Item, o "Código de Integração" será o mesmo do "EZ Código" ou do "EZ Código" que aparece nas variações do EZ Item no Gestor:


EZ Código 2
EZ Código 2


No entanto, pode ocorrer alguma alteração na integração, por exemplo, mudar de Item Pai para EZ Item, nesse caso o item antigo deve ser desativado na loja, porém caso não seja, podem ocorrer erros na integração como este.

Neste caso, poderia ocorrer o problema de uma migração de item pai para Ez Item incompleta.

O item pai do cilindro não está integrado na EZ diretamente no Gestor, mas está ativo na loja online. Significa que não foi desativado este produto na loja online.

O EZ Item que contém o cilindro, está na loja online sem imagem, e configurado para não ter variação, quando na verdade as variações 2,3 e outras estão marcadas para serem integradas no Gestor.

A forma correta de executar esta alteração, para que não ocorram erros, seria garantir que o integrador terminou a última integração antes de desativar o item na loja, para verificar isso, é necessáro olhar o horário do último log do integrador.

Estes passos podem auxiliar na identificação do motivo de não estar integrando.


Ideias para o Futuro


  • Para quando ocorrer de o integrador não estar localizando o item do pedido, devido alguma alteração de cadastro, ou exclusão da variação, poderia ter uma tela no Gestor, onde fosse possível fazer um mapeamento, indicando que o "Código de Integração" XYZ que está no pedido na loja, se trata do "EZ Código" ABC no Gestor.

Na tela de pesquisa do EZ Item, foi adicionado o campo "EZ Código":


Campo Adicionado
Campo Adicionado


Para que quando a tela de mapeamento estiver disponível fique mais fácil a consulta diretamente pelo EZ Código.

Na tela de pesquisa do menu "Integrações->EZ->Conferência de Integração" foi adicionado os campos "EZ Código" e "Descrição do EZ Item"


Campo Adicionado 2
Campo Adicionado 2