Este roteiro tem como finalidade auxiliar no processo de reabertura de XML, para os casos em que por algum motivo é necessário refazer o processo de importação de XML de vendas Automatize.

Os XML que são importados através da tela "Importações de XML de Vendas" são transformados em pedidos e disponíveis na tela de pedidos como qualquer outro pedido.

Pode ocorrer de o XML estar com status "Processado" na tela de importações, porém não aparecer o pedido referente a ele na tela de Pedidos. Isso ocorre quando o usuário marca o XML como "Processado" sem o processar pelo procedimento normal, isto faz com que seja possível continuar com as importações, porém não processa de fato o pedido no sistema, apenas muda o status do xml na tela de importações.


Requisitos

Acesso as telas:
- Importações de XML de Vendas: Integrações>> Automatize>> Importações de XML de Vendas.
- Pedidos: Comercial>> Pedidos.


Como verificar se existe um pedido para o XML Automatize


  1. É necessário ter a informação de qual/quais XML não aparecem na tela de pedidos;
  2. Tendo o XML, acessar a tela de Importações de XML de Vendas e pesquisar pela data ou período que seria dos XML que estão faltando;


XML
XML


Nota-se que na imagem acima, apresentou erro na importação, para os casos em que ocorre erro ao realizar a importação, pode ocorrer de o usuário marcar o status do XML como "processado" para seguir com a importação, pois caso fique algum xml com erro, não é possível seguir com o procedimento. Ocasionando o problema de falta de pedidos para esse XML.


  1. Nessa tela, há o campo "Nro/Serie NF" (indicado com a seta na imagem acima) com esta informação, acessamos a tela de pedidos, filtrando pelo campo "Doc. Fiscal" se existe algum pedido no Gestor relacionado a este número;

  2. O Sistema irá abrir uma tela de busca, para localizar esta NF, é importante atentar-se ao número e série da NF que aparece nessa busca, se corresponde com o número e série da NF que consta na tela de Importação, referente ao XML que se está consultando. Caso não localize a NF igual a que está na tela de importação, quer dizer que realmente não há pedido no Gestor para aquele XML.


Pedido
Pedido


  • Confirmado isto, é preciso voltar para a tela de Importações de XML e reabrir aquele que está faltando. Para isso, é necessário marcar o xml com problema, e clicar em "Reabrir" e após em "Processar".


Reabrir
Reabrir


  1. Após este processo, caso o XML tenha sido processado pelo sistema, irá mudar o ststus do XML e apresentará o número do pedido que foi gerado:


Processado
Processado