Este roteiro como finalidade auxiliar na Importação de XML de Vendas do Automatize. As vendas que são realizadas no PDV deverão ser importadas para o Gestor. O objetivo do processamento é criar o pedido, a nota fiscal e as contas a receber dentro do Gestor para permitir que o saldo dos produtos fique atualizado, bem como permitir a conciliação bancária por parte do setor financeiro.


Requisitos

Acesso as telas:
- Importações de XML de Vendas: Integrações>> Automatize>> Importações de XML de Vendas.
- Lançamentos de Estoque: Comercial>> Lançamentos de Estoque (Se necessário).


Roteiro para Importação


  1. Para realizar a importação, é necessário acessar o menu: "Importações de XML de Vendas".


  1. Filtrar pelo período desejado e inicialmente pelo Status "Todos", o sistema irá listar todos os XML disponíveis para o período, com isso, deve-se marcar no "checkbox" ao lado do XML que deseja importar e clicar em "Processar".


IMPORTANTE!
Para realizar este processo, deve-se sempre ordenar por data e hora, para isso sempre após realizar o filtro por período, clicar na coluna "Data emissão NF" e após pressionar a tecla Shift e clicar na coluna "Hora_impressao". Pois esta importação precisa ser feita sempre de forma cronológica.


Processar
Processar


  1. Com este processo, caso não haja alguma incosistência no cadastro/mapeamento do Item, problemas de saldo para importar a venda, ou erros de comunicação com o servidor Automatize, o Gestor irá processar a venda e criar os pedidos, deixando o status do XML como "Processado".


Processado
Processado


  1. Caso nessa tela apareça algum XML como "Processado com Erros", é possível filtrar apenas por este status, pois pode existir algum XML com erro antes do que está tentando importar. Esse filtro é importante, pois caso fique algum XML com erro sem processar o sistema não permitirá seguir com os demais dias.

[OBSERVAÇÃO 1] Caso um XML esteja com erros, não será possível processar os demais, primeiro deve-se corrigir o erro para seguir com a importação.

  1. Um dos problemas mais comuns ao realizar a importação é a falta de saldo do item para importar a venda do XML:


Erro
Erro


Caso ocorra este erro de saldo insuficiente clique aqui para maiores informações de como identificar e corrigir.


[OBSERVAÇÃO 2] O Gestor permite ao usuário marcar o XML como "Processado" sem ter realizado o processamento de fato pela maneira correta, isso pode "ajudar" momentâneamente para seguir com demais importações, no entanto, não é indicado, pois poderá ocasionar de o XML existir mas o pedido no Gestor para esse XML não. Causando divergências mais tarde nos demais processos de contas a receber, etc.


  • Para maiores detalhes sobre como Reabrir um XML que consta "Processado" clique aqui.