Histórico


O Ez core é a nova loja online que será utilizada pela WE, a primeira utilização será específica para revendas. Isso disparou um novo processo das Tabelas de Preço. Então foram definidas políticas de preço diferenciadas especificamente para revendas.


Cenários de Vendas e Programas de Revendas


Os Cenários de Venda foram desenvolvidos para esta finalidade, para definir preços, margens, políticas de condição de pagamento, etc. Quando a Revenda que está incluída em algum destes Cenários logar na loja online do EZ Core, será mostrado para ela seu preço específico.

Pois a definição do preço levará em consideração a localização do cliente (no caso Revendas), impostos como ICMS, e qual tipo de contrato comercial que possui com a WE. Então dessa forma, não é válido mostrar os preços de forma livre na loja online, por isso a necessidade de a Revenda estar logada na loja para ter acesso aos preços.

Foi necessário realizar diversas adptações no Gestor para que fosse possível intergrá-lo às ferramentas que o EZ Core já possui. Então a ideia dessa adaptação é que quando a revenda logar na loja online veja o mesmo preço que um vendedor veria se estivesse abrindo o pedido no Gestor e atendendo a revenda pelo telefone por exemplo.

Há uma diferença natural entre vender para revenda/indústria ou para consumidor. Pois os impostos para vender para consumidor basicamente são sempre os mesmos, independente do local de destino do consumidor, o imposto não altera. Caso ocorra alguma diferença, a empresa irá ajustar depois fiscalmente como contorná-la. Para vender para indústria/revenda, é preciso cobrar o ICMS interestadual do cliente de destino.

Geralmente a empresa possui um programa de revendas, onde existem regras e grupos em que as revendas estão incluídas, configurados com margens diferenciadas de acordo com a recorrência de compras, quantidade comprada, etc. São regras de negócio, onde a revenda pode mudar de grupo de acordo com suas compras, para que esteja em um grupo com melhores condições, por exemplo, isto não estava sendo controlado através do sistema pois o Gestor não tinha suporte para isso até o momento.

O Cenário de Venda, agrupa diferentes Tabelas de Preço para diferenciar os Grupos de Clientes.

O Cliente tem integração Gestor x EZ Core para que quando mudar de faixa dentro do programa de revendas seja alterado também no EZ Core, e para alterar isso, será alterado no Gestor e esta informação levada ao EZ Core.


Conceito de Produto - EZ Core


No EZ Core, o conceito de produto é diferente do conceito que existe no Gestor. No EZ Core um produto pode ter vários SKUs, porém a relação entre SKU e Produto do EZ Core é diferente da relação Item x SKU do Gestor.


Exemplo:

Produto: Celular - Podem haver cores diferentes para este mesmo produto. O SKU significa "Stock Keeping Unit", em português "Unidade de Manutenção de Estoque", então SKU é a menor unidade do produto no estoque, ele é o que tem a cor. Então mostra na loja um mesmo produto com várias opções de cores (vários SKUs).

Mas também pode ter outro produto, celulares azuis por exemplo. Então ficaria invertido, mostraria na loja, celulares de cor azul de diversos modelos diferentes.

Nesse sentido é que a estrutra de produtos do EZ Core é diferente do Gestor, podemos dizer que o EZ Core permite tudo, um SKU pode ter vários produtos assim como o produto pode ter vários SKUs.


Canais


Canal é como é chamado a loja online dentro do EZ Core.

O motivo pelo qual foi escolhido o EZ Core foi devido a essa plataforma aceitar várias lojas online (ou canais) que podem apontar para o mesmo estoque. É possível indicar de qual canal se deseja comprar, ou seja, qual a origem dos itens comprados, para que seja possível definir o canal que esteja mais próximo ao cliente que está comprando, pois a origem irá definir também o imposto que será aplicado.

Por exemplo, "Revendas RS" e "Revendas SP". Em se tratando de usabilidade, na loja online, poderá ser indicado de qual canal deseja comprar, através de um "Combo" na capa da loja. Então, o SKU poderá estar em mais de um canal simultaneamente, a partir do momento que o usuário escolher o canal será escolhido de qual estoque virá o SKU, este "Combo" também mudará o contrato que está valendo.


Contratos


No EZ Core os preços estão ligados a contratos e o contrato tem as "Listas de Preço". Porém no Gestor isto é um objeto único. O Cliente não está ligado diretamente ao contrato, para isso é utilizado um Grupo de Clientes.

Com isso, o EZ Core disponibilizou uma funcionalidade para o Gestor para definir Canais x Grupos de Clientes x Contratos. Eles fizeram com que o Grupo de Clientes tivesse uma lista de canais e cada canal seu contrato.

No EZ Core foi disponibilizada uma tela para inserir Canais e ligar a Contratos que estão ligados a Grupo de Clientes, para escolher a opção específica. Onde será possível editar o Canal ao Contrato que a revenda irá utilizar. Lembrando que o Contrato leva a Lista de preço, por este motivo deverá ser informado.

Canal pode ter apenas um contrato, mas o Grupo de Clientes terá "N" Canais e para cada Grupo de Clientes terão "N" vínculos entre Canais e Contratos.


Integração


Na Integração entre Grupos de Clientes e Canais, existe "Webservices", até o momento, para Grupo de Clientes, Canal e Tabelas de Preço.

Então o Integrador irá criar Grupos de Clientes e as Tabelas de Preço, e para criar o Contrato e colocar dentro do Grupo de Clientes terá de ser preenchido manualmente no Core.

No Gestor o Cenário de Venda não tem UF, pois o Cenário de Venda se trata de uma condição comercial, de margem, e para o comercial não importa os impostos, pois quando se define preços o que é levado em consideração é a margem.

Em sua ideia original o Cenário de Venda não será utilizado no Piloto, porém, a partir do Cenário de Venda do Gestor é que irá disparar um processo de criação de Grupos de Cliente para cada UF no Core e também Listas de Preço para cada UF x Canal.