A venda é realizada aos clientes através da tela de pedidos e a partir destes pedidos são gerados as notas fiscais de vendas, para estes clientes. Em alguns casos, por motivos diversos, o cliente pode realizar a devolução da mercadoria.

O processo consiste em o cliente gerar a nota fiscal de devolução de mercadoria e a WE cadastrar esta nota, que neste caso seria uma entrada.

É possível importar esse XML de devolução, da mesma forma que é importado o XML de entrada de mercadorias (compras) pela tela de Nota Fiscal de Entrada.

O processo na tela de nota fiscal de entrada:

Quando é importado uma compra de mercadoria, é escolhida uma operação de venda, pois na nota do fornecedor a operação do XML é de venda. Então, o sistema utiliza uma operação inversa, de compra.

Neste caso, o cliente envia uma devolução de compra, e deverá ser escolhida a operação de devolução de compra, pois no XML do cliente será este tipo de operação. E com isso, o sistema utilizará uma operação inversa, que é devolução de venda.

Neste processo, o usuário precisa dizer do que se trata a nota, a operação que está na nota, e não o que deverá ficar na nota do sistema. Tendo em vista, que esteja configurado corretamente a operação inversa.

As configurações de operação e operação inversa, são realizadas na tela de Tipos de Operação (Fiscal>> Configurações>> Tipos de Operação).

Para entender como o importador funciona em relação aos itens ou outros tipos de operação, leia o manual do importador de compra, através deste link.