Conferência


Este roteiro tem como finalidade auxiliar no processo da tela de "Conferências".

A conferência tem o objetivo de confirmar se o que foi separado está de acordo com o pedido.
Após a impressão da lista de separação e fisicamente feita a coleta dos itens no estoque então é realizada a conferência para verificar se o que foi coletado está de acordo com a lista de separação que reflete o que está no pedido.


Requisitos:


Acesso as Telas:

  • Conferências: Expedição>> Conferências;


Como Incluir Nova Conferência


  1. Clicar no botão "Nova Conferência(F2)".


Nova
Nova


  1. Informar os dados:
  • Transação de Negócio: Número do pedido.
  • Conferente: CPF do Conferente.
  • Separador: CPF do Separador.
  • Status: Por padrão este campo já virá com o status "Erro" porém irá mudar apenas após finalizar a conferência.
  • Mensagem de Erro: Este campo irá trazer a mensagem de erro, caso ocorra, após finalizar a conferência. Para "Finalizado" caso a conferência tenha sido feita com sucesso, ou "Erro" caso ocorra alguma inconsistência.
  • Item: Informar o Item ou fazer a leitura do código ou digitá-lo, apertar a tecla "Enter", com isso o sistema irá listando os Itens, no quadro "Itens Conferidos". O sistema não validará se o que está sendo lido/digitado está correto ou não, a validação se dará ao final do processo, quando a conferência já estiver salva.


Tela de cadastro:



  • Logo que a conferência for salva, o sistema não irá retornar nada na tela, será necessário voltar à tela de pesquisa e consultar a conferência incluída.


Visualização


  1. Na tela de gerência/pesquisa, preencher todos, algum ou nenhum dos campos disponíveis.


  • No resultado da pesquisa, o sistema irá mostrar o resultado da conferência. Com os dados da mesma e o status que retornou após sua inclusão.


pesquisa
pesquisa


  1. Caso retorne com status "Erro", indicará o que não está de acordo, exemplo "Um ou mais itens com erro. Quantidade total de itens na conferência diferente da quantidade no pedido". Quando visualizado os detalhes da conferência, é possível ver qual item apresenta divergência.

  2. Caso tudo o que foi incluído na conferência esteja de acordo, no momento da pesquisa, retornará como "Finalizado", conforme imagem 1 abaixo. E ao visualizar os detalhes da conferência, o status aparecerá como "Sucesso", conforme imagem 2, abaixo.


Imagem 1 - Status Finalizado


pesquisa
pesquisa


Imagem 2 - Status Sucesso


status sucesso
status sucesso


Existe a aba Itens com Erro dentro da conferência, para que seja possível visualizar os itens que apresentarem erro e o motivo:



A conferência não é editável, ou seja, não é possível alterá-la caso esteja algo em desacordo, a ideia é que o conferente veja o que está incorreto, reveja o pedido e os produtos separados/separe-os novamente ou peça ao responsável para rever o pedido e separar os itens, e faça uma nova conferência.


  1. Se estiver tudo de acordo com a conferência, "Status Sucesso", o pedido seguirá o fluxo para a entrega ao cliente.


O mesmo pedido pode ter diversas conferências, caso as anteriores estejam com status "Erro", a partir do momento que a conferência fica como "Finalizada" não será mais possível realizar outras conferências deste pedido.



Conferência após impressão da Lista de Separação


Quando o pedido é encerrado na tela de Pedidos fica com status de Liberado para Separação automaticamente. A Lista de Separação pode ser impressa a qualquer momento e não impede, ou gera algum tipo de alerta, no momento da Conferência. Caso no pedido seja alterado algum item ou quantidade, não é obrigatório imprimir nova lista de impressão, para a Conferência.


A partir de agora, no momento da Conferência, o sistema irá identificar quando o pedido sofreu algum tipo de alteração. Dessa forma, quando já tiver sido impressa a Lista de Separação e for alterado o pedido, se não tiver sido impressa nova lista após a alteração, na Conferência, irá aparecer a mensagem "O pedido foi alterado por outra lista de separação!". Mesmo que a Conferência tenha sido finalizada com sucesso ou tenha ficado com algum erro de quantidade, ficará com essa mensagem, a não ser que após a alteração no pedido, tenho sido impressa uma nova Lista antes de conferir.


  • Esse novo comportamento não impede a realização da conferência, ou gera algum alerta na tela. Apenas mostra a mensagem no final da Conferência.
  • A "Quantidade Esperada" que aparece nos itens da conferência, será a última quantidade informada no pedido. Independente de Lista de Separação impressa ou não depois do pedido ter sido alterado.