Tabela de Preço


Acesso


O acesso a tabela de preço é feita através do menu Preços


Menu
Menu


Visão Geral


A Tabela de preço tem o intuito de definir o preço do item para um uso específico e também a vigência deste preço.
Tabela de preço tem vínculo com o Grupo de Tabela de Preço através do campo Grupo.


Campo grupo
Campo grupo


Também é definido pelo campo Tipo como será feito o cálculo.


Tipo de calculo
Tipo de calculo


Que pode ser de duas formas:


  • Preço pelo custo, margens e impostos - Será calculado o valor baseado nos dados da tabela de Vigência.
  • Percentual da tabela base - O valor do campo Percentual sobre a tabela base será aplicada na tabela definida como base do grupo.


Para possibilitar o uso da opção Percentual da tabela base no Grupo de tabelas de preço precisa ter uma tabela definida como base utilizando o campo Tabela base.


Tabela Base
Tabela Base


Um exemplo de uso para esta funcionalidade de tabela base seria ter uma tabela de preço para cliente Ouro com acréscimo de 10% da tabela base e uma tabela para clientes Bronze com acréscimo de 20% sobre o preço da tabela base. Com isto se fez um reajuste do preço do item na tabela base, automaticamente este reajuste acontecerá proporcionalmente nas tabelas do cliente Ouro e Bronze.

Uma tabela de preço pode ter um ou vários tipos de uso de mercadoria mas existe a necessidade de apontar quais os usos possíveis.


Tabela Tipo de Uso
Tabela Tipo de Uso


Na Vigência deve ser apontado o período que esta tabela estará em vigor assim como as margens.

Implementado a troca de vigência, para que de alguma forma, no integrador, fique o registro de quando ocorrer a troca de vigência e troca preços.

Para maiores informações sobre e alteração de Troca de Vigência Clique aqui.


Tabela Vigencia
Tabela Vigencia


No pedido, o sistema indica a Tabela de Preço de cada item a partir do valor, desconto e lucratividade estimados para o tipo de uso configurado pelo vendedor, para cada item. Os campos sobre lucratividade no item do pedido estão disponíveis apenas para usários que possuem permissão de visualização, os perfis que não tiverem essa permissão habilitada, nestes campos, ficará com valor 0. Além de indicar qual o Cenário de Venda está sendo utilizado.



Há uma trava na tela de pedidos relacionada a tolerância de desconto máximo. No cadastro da Tabela de Preço, na parte relacionada à vigência, existe a coluna Tolerância p/ Desconto, sendo infomado aqui um percentual máximo para desconto, o sistema não permitirá salvar o item no pedido caso o desconto dado no item ultrapasse o que foi configurado na Tabela de Preço, isto ocorre apenas em itens que utilizarem Tabela de Preço.



Para maiores informações sobre a trava acesse: Trava Tolerância de Desconto


No campo Cor é possível indicar uma tonalidade para esta tabela a ser exibida na tela de pedidos e foi criado para diferenciar e destacar as tabelas umas das outras na tela do pedido.

Para definir a cor é necessário clicar com o botão direito do mouse no campo Cor.

OBS.: É uma configuração opcional.


criando tabelas
criando tabelas


Pesquisando tabelas de preço já existentes:


Na primeira tela deste menu, é possível visualizar as tabelas de preço já existentes, através do botão "Filtrar(F5)", localizado ao lado direito.
Para realizar uma pesquisa mais específica utilize todos, algum ou nenhum dos campos abaixo:

Após preencher os filtros desejados, clique em "Filtrar (F5)". Ao lado esquerdo, há o menu Ações, neste menu, encontram-se as opções relacionadas a tabela.

Exemplo de pesquisa:


dados da tabela
dados da tabela


Menu Ferramentas > É possível exportar para um arquivo .xls a tabela com as informações desejadas;

Para selecionar a tabela, dar um duplo clique dentre as apresentadas, clicar em "Visualizar(F12)" ao lado esquerdo dentro de "Ações", ou utilizar o atalho "F12", o sistema irá mostrar os dados da tabela.