No cadastro de Tabelas de Preço existe um campo para cadastrar a tolerância de desconto permitida para cada Tipo de Uso: Consumidor, Indústria e Revenda. Cada tipo de uso poderá ter configurações diferentes para a mesma Tabela de Preço, incluindo a tolerância de desconto.



A configuração de tolerância de desconto, indica o percentual de desconto que será permitido aplicar no item dentro do pedido. O Sistema irá pegar o percentual de desconto apenas quando o item for adicionado no pedido, com isso, caso a tolerâcia for alterada na tabela de preço não irá alterar automaticamente nos itens dos pedidos, se necessário, será preciso excluir o item do pedido e incluir novamente.

Para que seja aplicado o desconto, o sistema leva em consideração o Cenário de Venda do cliente do pedido para buscar a tabela correspondente, pois no Cenário de Venda é cadastrado as condições comerciais e também os grupos de tabela de preço, por exemplo:

Cenário de Venda no cadastro do cliente:



Grupos de Tabela de Preço vinculados ao Cenário:



No Pedido, ao incluir o item mostrará a tabela de preço e tolerância de desconto que está pegando, além do Cenário de Venda de onde estão vindo essas informações (que é o cenário de venda do cliente).



Se for informado um desconto que ultrapasse o estipulado na tolerância de desconto da tabela de preço, o sistema irá apresentar uma mensagem, no momento de salvar o item, avisando e impedindo de salvar o item com o desconto informado.



O sistema pega a tolerância de desconto somente ao incluir o item, desta forma se for alterar o item no pedido depois de salvo, será preciso excluir o item do pedido e incluir novamente.

Caso seja alterado a tolerância de desconto na tabela de preço, não irá atualizar automaticamente os pedidos que já existem.