A Ação de Normalizar Hierarquia é utilizada para que quando a informação que existir no campo seja igual ao da hierarquia, porém o campo estiver configurado como Próprio, ao utilizar ação o campo mudará para a configuração de Hierarquia, mantendo a informação dentro do campo igual.

Ao executar esta ação os itens que tem o mesmo valor que o item pai, ficarão marcados como hierárquicos e os que possuem valores diferentes marcados como próprio, isso pode ocorrer quando tem grupo de unidade, o valor é determinado pelo grupo de unidade e não pela hierarquia, neste caso, mesmo sendo igual a hierarquia, ficará como próprio, porque tem grupo de unidade.

  1. Esta ação está disponível na tela de "Hierarquia de Itens", basta escolher o item pai em que deseja ajustar o campo:



  1. Ao clicar na ação irá aparecer todos os campos que possuem configuração de próprio/hierárquico, necessário selecionar qual deseja modificar:



No exemplo abaixo, o campo "Marca" estava como próprio:



Porém com a mesma informação que estava no item pai:



Com isso, depois de utilizar a ação, esse campo acaba ficando como hierárquico no item, devido a informação existente ser a mesma:



Ação - Marcar como Hierárquico


Esta ação força com que o campo seja hierárquico (neste caso não terá valor, pois apenas marcará como hierárquico). Tem o mesmo mecanismo da ação de Normalizar, ao clicar irá aparecer a lista de campos possíveis para transformar em hierárquico.



Note que o campo está como Próprio no item pai



Escolhemos este campo na tela de Hierarquia de Itens, com a ação.



Após executar a ação o campo ficará como Hierarquia no item pai.



Ação - Marcar como Próprio


Esta ação força com que o campo seja próprio com o valor passado na tela de configuração. Ao clicar na ação uma tela de configuração, para informar o campo que deverá ser marcado como próprio e também qual valor aquele campo passará a ter.



Os campos estavam como hierarquia no cadastro do item pai.



Selecionar o campo na tela de configuração da ação:



Após executada, ficarão como Próprios os campos:



Ao forçar para que o campo fique como hierárquico ou próprio esta ação se refletirá no item pai, e não irá propagar para os filhos como a ação de Forçar Valor na Hierarquia faz.


Links Úteis