O módulo de Itens no sistema representam os Produtos e Serviços que serão utilizados para o controle de estoque, emissão de notas entre outros módulos.

As duas principais telas utilizadas para a utilização deste módulo são as telas de Itens Pais e Itens.

De forma a simplificar o cadastro de itens deve ser criado um item modelo para definir a hierarquia de cada tipo de item a ser cadastrado. Assim ao se cadastrar um item semelhante, ou do mesmo tipo, pode-se apenas duplicar o item modelo utilizando a ação Duplicar Hierarquia.

Atenção! A hiearquia de um item deve ser planejada de forma que o nome completo de um SKU possua toda a informação necessária para se armazenar o item no estoque e diferenciar de outros itens semelhante. No exemplo a seguir levamos em consideração um produto onde a informação da safra é importante que seja separada para que a separação sempre seja feita de acordo com uma safra específica. Outras informações muitas vezes serão necessárias como validade ou alguma outra característica que diferencia um item do outro para fins de armazenagem e separação do estoque.


Cadastrando um Item Modelo


Passo 1 - Cadastrar um Tipo de Item;

Passo 2 - Cadastrar os itens pais de forma hierárquica;


Para nosso exemplo vamos criar uma hierarquia de itens para comportar os seguintes SKU:

  • ARROZ INTEGRAL SAFRA 2016 PACOTE 5 KG;
  • ARROZ INTEGRAL SAFRA 2016 PACOTE 1 KG;
  • ARROZ BRANCO SAFRA 2016 PACOTE 5 KG;
  • ARROZ BRANCO SAFRA 2016 PACOTE 1 KG;
  • ARROZ BASMATI SAFRA 2015 PACOTE 5 KG;
  • ARROZ ARBÓREO SAFRA 2017 PACOTE 5 KG;

Essas descrições demonstram que nossa hierarquia possuirá 4 níveis de informações a seguir:

  • Nível 1 - ARROZ - O produto mais ao topo da hierarquia;
  • Nível 2 - VARIEDADE - A variedade do produto (INTEGRAL, BRANCO etc);
  • Nível 3 - SAFRA - A safra de cada produto (2015, 2016 etc);
  • Nível 4 - EMBALAGEM - A embalagem estocada de cada produto (PACOTE 5 KG, por exemplo);


O primeiro passo para isso será cadastrar o tipo do item ARROZ e o item pai mais ao topo da hierarquia com a mesma descrição ARROZ. Lembre-se de marcar a caixa Modelo para indicar que este é um item modelo.

Em seguida devemos cadastrar os itens pai com as descrições INTEGRAL, BRANCO, BASMATI e ARBÓREO. Todos estes devem ficar com o campo Item Pai preenchido com o item ARROZ.

Todos os itens cadastrados devem possuir a marca Descrição Automática ligada e deve ser utilizado o campo Descrição Parcial para se preencher as descrições citadas. Exceto o primeiro, onde fica opcional utilizar a Descrição Parcial com a marca de Descrição Automática ou preencher diretamente o campo Descrição.

Neste exemplo utilizamos valores válidos como exemplo. Mas nada impede que nos itens modelos sejam utilizados valores com outras descrições que indiquem para as pessoas que utilizarão os modelos a serventia de cada nível como por exemplo ARROZ VARIEDADE SAFRA EMBALAGEM ou ARROZ XXXX YYYY WWWW desde que seja um consenso o que cada descrição dos modelos significam.


Cadastrando Itens Reais (Duplicar Hierarquia)


Tanto na tela Hierarquia de Itens como na tela Itens Pais existe uma ação chamada Duplicar Hierarquia.

A ação Duplicar Hierarquia duplicará a hierarquia do item a partir do ponto selecionado. Se estamos cadastrando uma nova variedade de arroz como o JAPONÊS, por exemplo. Deve marcar qualquer uma das variedades cadastradas e utilizar a ação Duplicar Hierarquia.

Neste exemplo, vamos selecionar o item pai ARROZ BRANCO e acionar a ação Duplicar Hierarquia.

O sistema criará um novo cadastro chamado ARROZ BRANCO (DUPLICADO) com todas as safras e embalagens que o item ARROZ BRANCO possui.

Feito isso, devemos alterar a descrição parcial do item ARROZ BRANCO (DUPLICADO) de BRANCO (DUPLICADO) para JAPONÊS. E ao salvar esta alteração esta modificação será propagada para toda a hierarquia abaixo deste item.


Completando o Cadastro (Criar Lotes/SKU)


Após ter a hierarquia dos itens completa. É necessário criar os SKU dos produtos. Os SKU atualmente são representados pela tela Itens no sistema e são os itens que realmente são utilizados nas compras e vendas.

Para criar todos os SKU que estão faltando numa hierarquia utiliza-se a ação Criar Lotes na tela Itens Pais. Essa ação criará todos os SKU que faltam a partir do item pai foi selecionado na hierarquia.


Informações da Hierarquia


Atributos / Classificações


Na tela de cadastro de itens pais existe, na primeira aba, uma lista de atributos/classificações do item pai. Estes atributos quando cadastrados ou alterados são repassados para a hierarquia.

Isso significa que um atributo/classificação cadastrado no nível 2, por exemplo, aparecerá também nos níveis 3, 4 e no SKU.

Existe uma trava que impede que um atributo/classificação seja alterado nos níveis que receberam este atributo/classificação através da hierarquia. Alterações só podem ser feitas no primeiro nível que contém o atributo/classificação.


Descrições


No cadastro de itens pai existe uma aba chamada Descrições. Como a descrição de um item deve ser completa para fins de armazenagem e separação do estoque, fez-se necessária a disponibilização de campos de descrição para usos específicos como etiquetas, nota fiscal, comercial e PDV.

Usos previstos:


  • Descrição - É a descrição completa do item. Aparece tanto na aba Dados quanto na aba de descrição. Deve ser preenchida da forma mais completa o possível para se diferenciar os itens dentro do estoque;
  • Descrição p/ Nota Fiscal - É a descrição que o sistema deve utilizar no momento de emitir uma nota fiscal. Serve para esconder informações irrelevantes para o cliente final. Itens semelhantes poderão ficar com a mesma descrição para nota fiscal mas o código do item na nota fiscal identifica qual item realmente foi utilizado;
  • Descrição Comercial - É uma descrição simplificada para aparecer na tela de busca de itens dentro da tela de cadastro de pedidos;
  • Descrição p/ Etiqueta - É uma descrição resumida para ser utilizada na impressão das etiquetas;
  • Descrição p/ PDV - É uma descrição resumida para ser utilizada no cupom fiscal dos PDV integrados ao sistema;


Comportamentos (Regra de negócio)


  • Ao desativar um item, o sistema detecta isto e desativa os seus itens filhos, replicando para os filhos dos filhos e assim por diante, isto para a filial que o usuário estiver logado.
  • Ao ativar um item, o sistema detecta isto e ativa o seu item pai se o mesmo estiver desativado, isto para afilial que o usuário estiver logado.
  • Hoje ao tentar inativar um item, existe uma trava no sistema que verifica se o mesmo não possuí saldo em outros locais sem ser o "Estoque Local", se existir, o sistema retornará uma mensagem com a lista dos outros locais e seus respectivos saldos. A mensagem seria: Não é possível desativar este item pois ele possui saldo em outros locais de armazenamento: local X 20, local Y 40..., e levando em conta a filial que o usuário estiver logado.


Integração com a EZ-Commerce


Os itens cadastrados de forma hierárquia não devem ser integrados a EZ-Commerce através da aba EZ (Loja Online). Esta aba era utilizada em itens cadastrados de outra forma. É importante que o campo Integrar desta aba fique desmarcado, pois caso fique marcado, a integração acontecerá.

Um usuário com bastante conhecimento do sistema poderia ainda utilizar esta aba para fazer uma integração com os itens cadastrados de forma hierárquia mas esta forma não é recomendada.

Para cadastrar os itens cadastrados de forma hierárquia na EZ-Commerce devemos utilizar a tela EZ Itens no menu Integrações / EZ / EZ Itens.

Esta tela possui em seu cabeçalho três campos: Descrição, Categoria Principal e Marca que são campos obrigatórios para um produto na EZ-Commerce.

E possui também as seguintes abas:

  • Configurações do Produto: São as configurações do produto dentro da EZ-Commerce. Esta aba contém as mesmas informações que a aba EZ (Loja Online) do cadastro de itens pai;
  • Integração de Estrutura: Para itens cadastrados através do gerador de itens do sistema a integração deve ser configurada utilizando esta aba indicando qual atributo corresponde a qual variação ou subvariação da EZ-Commerce;
  • Integração de Item Pai: Para os itens cadastrados utilizando a ação Duplicar Hierarquia a integração deve ser configurada utilizando esta aba. No campo Item Pai deve se indicar qual o item pai a ser integrado com a loja online e no campo nível deve ser indicado qual o nível a partir do item pai que contém as variações para a EZ-Commerce. No exemplo acima faríamos um EZ Item para cada variadade de arroz e utilizaríamos o nível 2 para indicar que deve ser integrado o nível das embalagens. Assim o sistema irá somar todas as safras para indicar o saldo para a loja online;
  • TAG: Será utilizado para a integração com o EZ-CORE no futuro;
  • Flag: Será utilizado para a integração com o EZ-CORE no futuro;