Motivos para o Item não aparecer na tela

Este roteiro tem como finalidade auxiliar em casos onde o Item não está aparecendo para ser utilizado em Pedidos, Notas Fiscais de Entrada, etc.

Diversos fatores podem fazer com que o item não esteja aparecendo. Porém, é preciso analisar caso a caso, qual informação está divergente, que esteja causando este problema.


Caso o problema seja relacionado a alguma informação divergente/faltando na Configuração Fiscal, será necessário verificar com o setor Fiscal, para realizar o ajuste.


Motivos Comuns para o Item não Aparecer


Configurações Fiscais


As configurações fiscais são muito importantes, pois definem alguns impostos que serão utilizados nos Itens, tanto nas operações de Entrada quanto de Saída. A falta de configuração fiscal no cadastro do Item, ou até alguma incosistência nessa configuração fiscal, pode fazer com que o Item não fique disponível para ser incluído em Pedidos ou Notas de Compra.


O Gestor não irá apresentar nenhuma mensagem na tela, avisando para verificar algo no item ou em outro cadastro, caso esteja com algum problema, simplesmente ao digitar o código ou descrição, não retornará nenhum resultado.


No cadastro do item, é possível visualizar essa configuração através da aba 7 - Impostos e Preço:


Item
Item


Além de existir esta informação no cadastro do item, essa configuração precisa estar feita da forma correta, alguns dados que geralmente podem não estar batendo:


O que verificar:

  • Operação: A operação utilizada na Nota de Entrada/Pedido, pode não estar cadastrada na Configuração Fiscal;
  • Uso da Mercadoria: O Uso da Mercadoria que está no cadastro do Fornecedor/Cliente pode não estar cadastrado na configuração fiscal;
  • Origem da Mercadoria: A Origem da Mercadoria que está na configuração fiscal pode não ser a mesma que está no Item;
  • Dados do Fornecedor/Cliente: No cadastro do fornecedor (Cadastros>>Fornecedores) e cliente (Cadastros>>Cliente>>Clientes) na aba "6-Configurações", está informando Uso da Mercadoria, Cadastro no ICMS, Regime de Tributação, Regime Especial. Estas informações também estão nas Configurações Fiscais e precisam estar correspondendo com as do Fornecedor/Cliente que está sendo utilizado no Pedido/Nota de Entrada.
  • CFOP na Configuração Fiscal: Na configuração fiscal, há o campo "CFOP", este CFOP precisa estar de acordo com a operação que está sendo realizada e também de acordo com a UF do fornecedor/cliente. Ou seja, se o cliente for de fora do Estado a CFOP precisa corresponder e para dentro do Estado também.
  • Liberado para Venda no Cadastro: Mesmo quando o Pedido, na tela de Pedidos, não for com uma operação de Venda, o item precisa estar marcado Liberado para venda no cadastro de itens, essa opção se faz necessária para que o item fique disponível na tela de Pedidos.
  • Local de Armazenamento: Conferir também o Local de Armazenamento do Pedido, no cadastro do item, deverá ter saldo no mesmo Local do Pedido:




Por exemplo:

  • Fornecedor x CFOP: O fornecedor é de dentro do mesmo Estado de quem está cadastrando a Nota de Entrada, então, no cadastro da Configuração Fiscal, é necessário que a CFOP também seja correspondente com a Operação dentro do Estado. Além de todos os outros itens citados acima.


CFOP
CFOP


Para maiores informações sobre CFOP: clique aqui


Caso qualquer uma dessas informações esteja divergente acarretará em não aparecer o item para Pedidos/Notas de Entrada.


Para saber mais informações sobre cadastro de Configurações Fiscais, clique aqui


Outro fator que também pode ocorrer é de o Item estar inativo, ou não estar liberado para venda ou para compra;


Cadastro do Item
Cadastro do Item


  • Importante também verificar se está preenchido correamente a Configuração de ICMS (Fiscal>> Configuração de ICMS). Para identificar qual a Configuração de ICMS utilizada, necessário antes verificar qual, através da configuração fiscal.



Na tela de Pedidos, mesmo quando a operação não é Venda é necessário que o item que vai ser utilizado esteja "Liberado para Venda no cadastro.