Para iniciar o cadastro das Fórmulas, cadastre os ingredientes dessa fórmula no cadastro de Itens, e um item pai não precisa necessariamente estar ligado ao Itens. Para dúvidas de como cadastrar os Itens e Item pai veja o manual Cadastro de Itens.

Segue abaixo a estrutura montada:
* Item pai: Biscoitos
* Ingredientes: Leite, Ovos e Farinha.

Logo após, cadastre a Fórmula:

  1. Utilizando o menu Produção>> Fórmulas.



  1. Clicar em "Nova Fórmula(F2)":



  1. No cadastro de fórmula, é possível incluir os "ingredientes" do produto "Biscoito":



  1. Após a fórmula ter sido cadastrada, volte ao cadastro do Item pai referente, e na aba "Produção", preencha o campo "Fórmula" com o nome da fórmula em que os ingredientes foram cadastrados.




Para cadastrar a ordem de fabricação, consulte o manual Ordens de Fabricação.


Itens Genéricos


Como opção do campo "Tipo do Ingrediente", o item genérico possibilita a composição de uma fórmula de modo customizável, onde se pode escolher o item exato no momento do cadastro da Ordem de fabricação.



  1. Selecione "1 - Tipo (item genérico)" no campo "Tipo de ingrediente" (como mostra a imagem acima). No campo "Item de um Tipo" selecione a qual tipo pertence o item na qual será escolhido durante a Ordem de Fabricação.



  1. Durante o cadastro da Ordem de fabricação, será pedido quais itens serão colocados na ordem conforme os tipos de itens cadastrados na Fórmula.



  1. Dependendo da quantidade de itens cadastrados para o tipo de item escolhido, haverá várias opções para ser incluída na Ordem de Fabricação.