Classifiações Financeiras


Histórico


Para um melhor controle do financeiro foram criadas formas de classificar as operações que eram realizadas, para que fosse possível mensurar as receitas e despesas e diferenciar umas das outras.

Sendo assim, as operações passaram a ter classificações financeiras, por exemplo VENDA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, COMPRAS, etc. Onde todas as vezes que fossem utilizadas estas operações, tivessem a mesma classificação.


Regras para Classificação Financeira


O Gestor possui regras para que no momento de gerar as cobranças seja seguido uma lista de prioridades para definir a classificação das cobranças.

  1. Classificação configurada na aba Operações do cadastro do Item/Lote/SKU (menu Itens / Itens);
  2. Classificação configurada na aba Operações do cadastro do Item Pai (menu Itens / Itens Pai);
  3. Classificação configurada na aba Operações do cadastro de Tipos de Itens (menu Itens / Tipos de Itens);
  4. Classificação configurada no cadastro do Tipo de Operação (menu Fiscal / Tipos de Operação);
  5. Classificação configurada no cadastro do Grupo de Tipo de Operação (menu Fiscal / Grupos de Operação);
  6. Classificação configurada na configuração fiscal do item para cada situação (menu Fiscal / Configurações Fiscais);

Então, caso o sistema esteja configurado para que seja de acordo com a prioridade nº 6 por exemplo, qualquer modificação realizada irá sobrescrever a configuração existente na classificação fiscal.

Existem clientes que querem separar as classificações financeiras por itens. E por isso temos suporte aos itens de 1 a 3. Que dependendo da quantidade de itens também se torna inviável.

A orientação que está sendo utilizada é sempre configurar tudo nos grupos de operação (item 5) ou nos tipos de operação (item 4). E limpar as configurações fiscais (deixar em branco/null mesmo) destas classificações.