Histórico


Até então, o sistema não enviava nenhum tipo de aviso para o cliente quando sua cobrança/boleto fosse gerado, apenas poderia receber o boleto através do e-mail, porém não é um processo automático este envio.

Dessa forma, foi criada uma opção para configurar se o cliente irá ou não receber um aviso para quando forem geradas cobranças para o seu cadastro e quando está para vencer as cobranças em aberto, este aviso de quando está para vencer as cobranças, está definido como 3 dias antes do vencimento para todos os clientes, essa definição foi feita diretamente no banco de dados, no momento não é possível o usuário determinar a quantidade de dias.

O aviso para a emissão de cobranças, o cliente receberá em seu e-mail cadastrado um alerta, toda vez que uma cobrança for gerada em um pedido seu.

O Aviso de Vencimento, serve para quando a cobrança estiver vencendo.


Informações úteis


  • O parâmetro do sistema para o envio do aviso de vencimento, está configurado padrão como 3 dias antes do vecimento, se for necessário alterar, solicitar à Dype, pois inicialmente está fixo no banco de dados esta configuração;
  • Necessário repassar para a Dype os dados do rementente (e-mail que ficará como sendo remetente), para que possamos habilitar no sistema;
  • Há a possibilidade de adicionar uma mensagem padrão nos e-mails que serão disparados no alerta, se for o caso, enviar para a Dype o texto padrão para ser adicionado na mensagem.


Como ativar o aviso de emissão e vencimento de cobrança


  1. No cadastro do cliente na aba 16-Financeiro, estão as opções de envio do vencimento da cobrança e de emissão da cobrança, necessário marcá-las:


Cadastro de cliente
Cadastro de cliente


  1. Estando marcadas estas opções, necessário verificar se existe um e-mail cadastrado para o cliente e se está com a opção para receber a cobrança marcada.


Contato
Contato


  • Com estas configurações no cadastro de clientes, o cliente estará apto para receber os avisos de cobrança, porém há outras configurações que se fazem necessárias no sistema.


Outros Menus que precisam estar configurados


  1. No cadastro de "Formas de Pagamento" (Financeiro>> Configurações>> Formas de pagamento) é necessário marcar se esta forma de pagamento estará habilitada para o envio dos alertas de cobranças:


Formas de pgto
Formas de pgto


  1. No cadastro dos "Convênios de Cobrança" (Financeiro>> Configurações>> Convênio de Cobrança), também é necessário marcar estas opções:


Convênio de Cobrança
Convênio de Cobrança


  • Também é possível habilitar estas opções pela tela de gerência, conforme destacado na imagem acima.


  1. Na tela de Contatos (Cadastro>> Contatos).


Contato
Contato


Lembrando que no pedido a condição de pagamento precisa estar vinculada à forma de pagamento que foi configurada para ter o aviso.


  • Na tela de "Cobrança", também aparecerá na cobrança se estão configurados os avisos e data e hora do envio, caso já tiver sido enviado.