Pré-requisitos para o melhor entendimento deste manual: Cadastro de Contas a Pagar e Agrupar, dividir e desagrupar cobranças.

As conciliações bancárias são realizadas através do menu Financeiro>> Conciliações Bancárias.

  1. Selecione a conta corrente (após estar cadastrada) no campo "Conta Corrente". Determine o período de tempo em que deseja fazer o conciliamento no campo "Período". O campo "Conciliado" filtra a pesquisa por campos que já foram ou que ainda não foram conciliados.



  1. Para importar um arquivo .OFX disponibilizado pelo seu banco, clique em "Importar OFX".


Atenção: Só pode acontecer a importação de um arquivo formato .OFX, do mesmo banco e a agência selecionados no campo "Conta corrente" e inclusive, que a data seja MENOR do que o dia corrido. Caso ocorra de as informações do arquivo importado não aparecer na tela no mesmo momento, verifique se as datas das transações do arquivo estão de acordo com o filtro "Período".



  1. Conforme o marcador (1) e (2), selecione a transação bancária (1), com a cobrança (2) que pertence a transação. O marcador (3) mostra o botão "Associar" que concilia as transações selecionadas anteriormente. O marcador mostra o campo "Seleção" (4) que mostra o valor total do que foi selecionado. No campo "Diferença" (5) mostra a diferença de valores entre as transações selecionadas. Não pode haver nenhuma diferença de valores entre essas transações.

Os registros em cinza são registros que já foram conciliados e registros em preto são os que não foram conciliados. Só aparecem na tela para conciliamento as cobranças que já foram baixadas.



  • Note como ficam as informações após terem sido "Associadas" Sempre que for selecionada a transação, ficará evidenciado as duas informações já conciliadas em amarelo. O botão do marcador (3) mostra o botão "Desassociar", que pode desfazer o conciliamento.



  1. Note que, no caso acima, o conciliamento se dá com um registro do extrato da conta bancária para um registro de cobrança do sistema. Nos exemplos abaixo mostram como podem ser conciliadas mais de uma transação bancária para mais de uma cobrança.
  • No caso abaixo, são duas cobranças agrupadas que foi dado R$ 100 reais de desconto onde essas parcelas foram conciliadas com o valor total que foi pago pelo cliente.



  • No caso abaixo, um Smartphone que o depósito foi feito duas vezes no mesmo dia conciliadas com uma cobrança de R$ 1000 que representa o valor total do item.



Para verificar o resultado das operações desta tela em relação ao saldo e extrato da conta, pode acessar o extrato. Para isso, esse o manual de Controle de Saldos.