1. Baixe a versão mais recente do driver de odbc: http://www.firebirdsql.org/en/odbc-driver/ (atenção, se o windows for de 64 bits, deve ser utilizado o driver de 64 bits). Selecione a opção full install.
  2. Na opção select components selecione a opção Deployment install.
  3. Copie o arquivo fbclient.dll da pasta do gestor para C:32 (atenção, se o odbc driver for de 32 bits, mesma coisa com o driver de 64 bits)
  4. No windows 8.1:

    1. Acesse o painel de controle->sistemas e segurança->ferramentas administrativas->fontes de dados odbc. Clique duplo
    2. Na aba DNS de Usuário, clique em Adicionar.
    3. Selecione o driver do interbase, clique em concluir.
  5. Preencha o formulário conforme abaixo:

    1. DSN: Gestor
    2. Database: informe o caminho para a base de dados (você pode copiar estes dados do Gestor.ini). Ex. dypesrv01:gestor.dype
    3. Client: C:\Windows\System32\fbclient.dll;
    4. Database Account: SYSDBA
    5. Password: informe a senha do banco do gestor (para instalações padrão do firebird esta senha é masterkey, caso contrário deve ser verificada com o setor de suporte)
    6. Character set: win1252.

Configuração Excel


Agora iremos configurar o nosso Excel para ser vinculado com o banco de dados Firebird. Para fazer isso siga os seguintes passos:

  1. Selecione a primeira célula da planilha e no menu siga o caminho Data>Conexões. O Excel irá abrir uma janela de conexões;
  2. Na tela de conexões, selecione a opção adicionar;
  3. Na tela que aparecerá, selecione a opção Procurar Mais... e irá abrir mais uma tela;
  4. Nessa tela seleciona a opção Nova fonte de dados;
  5. A janela do assistente de conexão de dados irá abrir, nessa tela haverá vários tipos de banco de dados com que se pode utilizar com Excel, porém, vamos selecionar a opção DSN ODBC e avançar;
  6. Agora aparecerá para você selecionar o banco com que irá utilizar, selecione o Gestor e avançar;
  7. Na tela o Excel vai pedir se você quer consultar apenas uma tabela ou quer que todo a database esteja disponivel para consulta. Nós queremos que toda a database esteja disponível, então, caso esteja marcado a opção Conectar a uma tabela específica desmarque-a e selecione a opção concluir.
  8. Pronto! O Excel irá abrir uma janela com todos os bancos disponíveis na database, basta selecionar e exibirá os dados da tabela. Podendo fazer vários tipos de consultas como, por exemplo, tabelas dinâmicas, gráficos e outros.