Este roteiro tem como finalidade auxiliar na identificação de problemas de saldo durante a importação do XML de vendas.


Requisitos:

Acesso as telas:
- Importação de XML de Vendas: Integrações>> Automatize>> Importação de XML de Vendas.
- Item Pai: Itens>> Item Pai (se necessário).
- Lançamento de Estoque: Comercial>> Lançamento de Estoque.


Erro de Saldo


Erro Importação
Erro Importação


Para verificar este erro, seguir os passos abaixo:


  1. Identificar o lote (SKU) desse item pai que aparece na mensagem, para isso acessar a tela de Item Pai, aba 7-Lotes e clicar em Filtrar, irá listar os lotes (SKUs) ativos ou não, para este Item Pai.


Lote
Lote


  1. Verificar na tela de "Lançamentos de Estoque", para esse SKU, qual sua movimentação e o saldo na movimentação anterior a esta que está tentando importar o XML de venda, ou na data do XML. Informar o item (SKU) e clicar em "Filtrar (F5)" e após clicar no "Extrato" e informar o período, para verificar qual o saldo.


Botão Extrato
Botão Extrato


  1. Verificar no Extrato, se o saldo da última movimentação antes da entrada dessa venda, se era suficiente para essa importação:


Extrato
Extrato


Neste caso do exemplo acima, vemos que a última movimentação antes do dia do erro (08/09) não comportaria a importação desse XML pois o saldo já estava negativo, há uma movimentação abaixo que se trata de uma entrada, no entanto, o horário é posterior ao horário de impressão do XML, como é possível ver na 1ª imagem deste guia, o horário de impressão da venda é 08/09 14:40:18, e este processo é baseado sempre na ordem cronológica das movimentações.


Por este motivo devemos SEMPRE utilizar o "Lançamentos de Estoque" e extrato quando houver estes erros na importação e NUNCA "saldo atual" do cadastro do item, pois esta informação traz o saldo que está no momento, e para a importação é levado em consideração o saldo que estava na movimentação anterior ou no dia do XML de venda.


  1. Para ajustar e seguir com a importação é preciso dar entrada no estoque do item, seja através de nota de entrada, movimentação manual de estoque ou contagem manual.


Para maiores informações sobre Contagem Manual clique aqui

Para maiores informações sobre Movimentação Manual de Estoque clique aqui