O alerta com assunto Itens com saldo inicial diferente de zero é enviado semanalmente com a lista dos itens que estão com o campo saldo inicial diferente de zero.

Este campo deveria sempre ser zerado pois as entradas iniciais do estoque deveriam acontecer por compra ou transferência.

Existem diversos motivos para que um item tenha sido configurado com o saldo inicial diferente de zero. Todos os motivos são problemas que devem ser resolvidos:


Problema 1 - O encerramento da nota de entrada (que faz a entrada do saldo) foi feito numa data posterior a primeira venda.


A solução mais simples para resolver este problema é mover o encerramento da nota de entrada para uma data anterior a da primeira venda. Para mover a data de encerramento utilize a ação Encerrar outra data que existe na gerência de notas fiscais de entrada.

Após executar esta ação, tente zerar o saldo inicial do item na tela de cadastro e garanta que a opção Permitir Saldo Negativo não esteja marcada.

Se tudo der certo, você conseguirá zerar o saldo inicial. Mas pode acontecer de que existam outros problemas posteriores (não necessariamente do mesmo tipo de problema) na linha de tempo do item.

Neste caso é importante deixar o saldo inicial com o valor correto de acordo com o saldo atual do item, para evitar erros de saldo no futuro. E recomeçar a análise do início para este item.


Problema 2 - O lote foi zerado pelo próprio consumo e ao invés de utilizar outro lote nos primeiros pedidos, se adicionou saldo inicial no lote antigo.


Neste caso existem duas soluções. A primeira seria fazer a contagem manual de transferência entre lotes para diminuir o saldo do novo lote e trocar o saldo inicial pela contagem manual na data correta com a observação correta.

A segunda seria trocar o lote das transações de saída para o novo lote. Neste caso é necessário abrir um ticket de suporte indicando o pedido, a ordem do item, o item atual do pedido e o novo item que deve ficar.

Esta ação de trocar o lote pode ser liberada para algum usuário, mas no momento ficou com acesso apenas pelo perfil DYPE.

Caso você detecte outro tipo de problema e solução, abra um ticket de suporte (suporte@dype.com.br) para atualizarmos este tutorial enviando o link para este tutorial, a descrição do problema e a forma de solução.