Essa mensagem ocorre devido campo "EX-TIPI" do cadastro de Itens, aba 4-Impostos e Preços. Este campo deve ser vazio ou o conteúdo deve ter de 2 a 3 caracteres numéricos e não pode ser 0.



Como descobrir qual item está com o campo preenchido incorretamente:


  1. Se o pedido tiver apenas um item, abrir o cadastro e verificar na aba 4-Impostos e Preços;
  2. Para o caso de ter mais itens, é possível identificar através do XML da NF, que está na tela de Notas Fiscais ("Fiscal>> Notas Fiscais"). Na aba 5-NFe:

No campo em destaque, fica o XML da nota, mesmo que tenha sido a tentativa de emissão, caso esteja o conteúdo do XML nesse campo, basta copiar e colar em um arquivo de texto com a extesão .XML e abrir no IE. Verificar pela tag do EXTIPI.

Também há a opção para exportar o XML e abrir diretamente no IE:



  1. Caso não seja possível as opções anteriores, é preciso pegar o XML diretamente na pasta do PC que tentou emitir, a pasta de nfe enviada. Ou entar emitir no servidor e pegar o arquivo da pasta do usuário DYPE.

  2. Ainda é possível ver essa informação diretamente na tela de Notas Fiscais, aba 5-NFe, na parte que corresponde aos itens da nota, é possível marcar apenas as colunas EX-TIPI e código, para ter acesso diretamente ao código do item e mostrará o que está preenchido no campo EX-TIPI do cadastro do item.