O alerta de itens com problema de peso busca por configurações em hierarquias de itens que tem algum problema de peso ou dimensão (que é usado para calcular o peso cubado na parte de frete do sistema e das lojas online).

A lista dos itens vem agrupadas pelo tipo de problema e a filial onde o item está ativo.


Embalagens sem peso ou dimensões


Este grupo busca por embalagens (menu Itens / Embalagens) cadastradas sem peso ou dimensão.

Esse cadastro é importante pois, quando uma embalagem é definida num item pai ou grupo de unidade, as dimensões e peso da embalagem vem deste cadastro.

O peso da embalagem é utilizado para somar o peso líquido dos itens e compor o peso bruto.


Item pai sem peso


Este grupo lista os itens pai que possuem embalagens sem peso configurado.



Onde a seta está marcando na imagem acima (96 POLYKEGS) indica qual embalagem do item pai está sem o peso configurado.

Neste caso é necessário acessar o cadastro do Item Pai e na aba 4-Embalagens, ajustar aquela que está sem o peso.



Item pai sem alguma dimensão


Este grupo lista os itens pai que possuem embalagens onde alguma dimensão está sem peso (altura, largura e comprimento).


EZ-Item sem dimensões ou peso


Este grupo lista os EZ-Item que por qualquer motivo seriam integrados sem peso.

Teoricamente este grupo deveria ser coberto pelo grupo dos Itens Pai. Mas na prática o peso e as dimensões que vão para a integração das lojas online passam por diversas consultas que, se estiverem com problema, não usarão o peso esperado a partir do cadastro do item pai.


Embalagem Produto ativa sem dimensões ou peso


Este grupo foi criado para listar itens onde a embalagem Produto não possui peso ou dimensões. Essa linha foi removida dos grupos anteriores e é listada aqui, pois depende de uma avaliação caso a caso.

No caso dos itens que já foram migrados para deixar de usar a unidade Kg e ser controlado o estoque por SKU de pacotes, sacos dentro da hierarquia de itens, o item que aparecer neste grupo tem que ser revisado.

No caso dos itens antigos onde a unidade dos SKU é KG e as outras embalagens estão corretas não deveria ser um problema pois esta embalagem KG não é comercializada.


Exemplo:



Neste caso, devemos verificar a aba de "Embalagens" do item pai, posi se refere as dimensões que estão zeradas, largura, altura e comprimento, conforme imagem abaixo:



Sugestão de melhoria


Talvez poderíamos esconder estas linhas se validarmos que todos os SKU do item pai utilizam a unidade Kg e a embalagem Produto não está integrada na loja online.

Contudo, isso esconderia os itens que faltam ser migrados para a nova estrutura.