1. Criar um tipo de banco F2B, em Financeiro> Configurações> Tipos de Bancos:


  • Clicar em Novo(F2);



  1. Criar um banco F2B com o tipo F2B, em Financeiro> Configurações> Bancos:


  • Clicar em Novo Banco(F2) e preencher os campos necessários, marcando o Tipo como que foi criado F2B.



  1. Criar uma configuração de Serviço do tipo F2B, em Configurações> Configurações de Serviços:


  • Clicar em Novo(F2):



No campo Config deverá ser informado o Token, para ter acesso a essa informação é ncessário logar na sua conta no site do F2B e seguir os passos abaixo:


  • Acessar o menu Conta> Segurança:



  • Acessar a aba Webservice:



  • Copiar o Token para preencher no Gestor:



  1. Criar uma conta corrente dentro da agência que foi criada, em Financeiro> Configurações> Conta Corrente. O número da conta deve ser o mesmo número que aparece na home do F2B.



  • Clicar em Nova Conta Corrente(F2):




  1. Criar um convênio de cobrança dentro da conta corrente criada:



Para o F2B os únicos campos que precisam serão DESCRIÇÃO e SERVIÇO, os demais campos podem ser preenchidos com zeros.


  1. A Forma de Pagamento é configurada em Financeiro> Configurações> Formas de Pagamento, o tipo será Gateway de Cobrança:



O nome pode ser apenas F2B, pois o usuário irá escolher como vai pagar dentro do F2B, se boleto, cartão ou PIX. Isso fica transparente para o Gestor. O F2B só avisa para o Gestor se foi pago ou não e como foi pago não importa. Por isso é um novo tipo de forma de pagamento, porque não sabemos como o gateway vai cobrar o cliente.


Como cadastrar a cobrança, registrar e consultar


O campo Instrução de Cobrança precisa estar preenchido, pode ser através da tela de Convênio de Cobrança (Financeiro> Configurações> Convênio de Cobrança) ou diretamente na prória cobrança aba 7 - Instruções.


No Convênio de Cobrança



Na Cobrança



  1. A cobrança pode ser criada manualmente como sempre foi feito, só a forma de pagamento selecionada deverá ser F2B e a Conta/Caixa empresa também:



  1. Após salvar, ir na tela de gerências das cobrança, no menu ao lado esquerdo temos as opção de Registro Online: Consultar e Registrar:



  1. Devemos clicar em Registrar, para enviar essa cobrança para site do F2B. Ao clicar nessa opção, na janela que aparece em seguida, clicar em OK. No campo "Ação Status" pode ver a mensagem de que a cobrança foi registrada com sucesso.



  1. Após registrar, pode clicar na opção Consultar, para ter acesso a URL de pagamento. O Consultar também vai marcar a cobrança como paga, se estiver paga no F2B:



  1. Pode conferir também no site do F2B, no menu de Cobranças Recentes essa cobrança: