Primeiramente é necessário esclarecer que as avaliações aplicadas pelos avaliadores/pareceristas são consideradas no sistema como avaliações secundárias e não as principais/finais. Essas avaliações secundárias são utilizadas para a geração das avaliações finais nos trabalhos que normalmente são atribuídas após finalização do período de avaliação. 



Sobre os status de avaliação e suas funções:


  • Aprovado: define aprovação do trabalho perante analise do avaliador/parecerista;

  • Reprovado: define reprovação do trabalho perante analise do avaliador/parecerista;

  • Correções solicitadas: esse status é utilizada para processo de avaliação onde o avaliador/parecerista pode solicitar correção aos inscritos dentro do período de avaliação. De forma geral o processo segue as etapas:

    1. O avaliador/parecerista faz a avaliação do trabalho e coloca o status Correções solicitadas ;
    2. O inscrito recebe via e-mail um alerta de que existe correções solicitadas em sua área do inscrito, ele deve ajustar e salvar no trabalho para retornar para avaliação;
    3. O avaliador/parecerista recebe novamente o trabalho em status de Correções realizadas para nova análise podendo aprovar, reprovar ou solicitar novos ajustes (desde que dentro do prazo de avaliação).

    Para utilização desse status Correções solicitadas é necessário uma configuração especial conforme manual:
    - Orientação para avaliação com correções solicitadas


  • Aprovado com ressalvas: o uso deste status é utilizado em eventos onde a coordenação não deseja o retorno do trabalho para nova avaliação, neste caso o avaliador/parecerista indica o status Aprovado com ressalvas e ao liberarmos as avaliações finais os inscritos tem a informação/orientação de ajustes em sua área do inscrito sem prazo para aplicar as correções e sem retorno ao avaliador.


  • Intermediário - é uma avaliação que não implica em aprovação nem em reprovação. Costuma ser utilizado para fins de classificação interna de propostas, como por exemplo, "indicado para apresentação oral, indicado para pôster", ou mesmo, "Enviar para o Simpósio Temático X", ou ainda, "Transformar a proposta de pôster para comunicação oral".


Todas os status são cadastrados pelo suporte da Dype, a administração do site não tem liberação para essa configuração, apenas deve informar ao suporte as opções desejadas.

Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco pelo suporte@dype.com.br