Este roteiro tem como finalidade orientar o usuário quanto ao procedimento para salvar colunas na ordem/posição escolhida.

Filtros e colunas que aparecem na pesquisa e no resultado de consultas no sistema, podem ter a posição em que são exibidas alterada e salva, de forma diferente para cada usuário, de acordo com a necessidade. Para que sempre que aquele usuário acessar a mesma tela, trazer um filtro salvo e quando consultar, trazer as colunas na ordem e posição que ficar melhor para aquele usuário.

Isso pode ser alterado a qualquer momento, modificando o filtro e salvando, trocando a posição ou excluindo/adicionando colunas, sempre for necessário.


Para Adicionar/Remover Colunas


  1. Clique na ação que está em destaque na imagem abaixo, para adicionar ou remover colunas, desmarcando/marcando as que deseja que sejam apresentadas ou não:


Adicionar/Remover
Adicionar/Remover


Para Salvar Colunas


  1. Para configurar a coluna para vir no local/posição adequada é preciso clicar na coluna que deseja, segurar e arrastá-la para o lado que deseja, ou desmarcando as colunas que não deseja visualizar (como na imagem acima) até ficar no local adequado para o campo de visão, para que sempre quando consultar aparecer essa coluna entre as primeiras. Após fazer este processo de arrastar a coluna e deixá-la onde deseja, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção "Salvar colunas (usuário)":


Salvar Colunas
Salvar Colunas


Com isto, sempre que o usuário utilizar aquele menu e realizar alguma consulta, irá trazer as colunas nas mesmas posições.