O Cadastro de Mensagens é utilizado para inserir mensagens pré-definidas nas opções de envio de e-mails existentes nos menus do sistema.

Por exemplo "Enviar por e-mail (Português)" da tela de Ordem de Compra, "Enviar por e-mail" da tela de Pedidos, etc. Quando se utiliza essas opções, é enviado por e-mail ao cliente, o orçamento do pedido ou a Ordem de Compra ao fornecedor, por exemplo, e neste envio, pode ser configurado uma mensagem padrão, para que todas as vezes que utulizar, já esteja pré-definida esse texto do corpo do e-mail.


Passos para configurar:


  1. Acessar o menu: Configurações>> Mensagens. Nesta tela pode clicar no F5 para filtrar pelas mensagens já existentes;
  2. Clicar na opção "Novo (F2)", irá aparecer uma linha para preenchimento com as colunas conforme abaixo:


  • Nome: Informar a chamada que o sistema faz no momento em que é solicitada essa opção (necessário verificar com o suporte@dype.com.br), exemplo OC_EMAIL para o caso de "Enviar por e-mail (Português)" da tela de Ordem de Compra;
  • Assunto: informar o assunto do e-mail que irá para o cliente;
  • Mensagem: o texto que deseja.



É possível adicionar textos fixos, bem como mensagens em que algum campo será substituído, ou seja, o sistema irá buscar no momento de montar a mensagem, alguma informação de um campo. Por exemplo: PESSOA_DESC, USUARIO_DESC, FILIAL_DESC, FILIAL_FONE, FILIAL_SITE, FORNECEDOR_DESC. Estes campos deverão estar neste formato %CODIGO%.

Por exemplo, a mensagem cadastrada abaixo para o envio de NF-e por e-mail:



No corpo do e-mail que o cliente receberá, ficará desta forma:



Caso o usuário não saiba o nome do campo que precisa substituir, será preciso solicitar ao suporte@dype.com.br.

Pra indicar que nome da mensagem relacionada a cada ação como OC_EMAIL, OC_MAIL_EN etc, também é necessário verificar com o suporte@dype.com.br.