Menu: Fiscal>> Benefícios Fiscais.


O cadastro de Benefícios Fiscais, possui os campos:


  • UF: Indica para qual UF aquele benefício é válido.
  • Código: é o código que deve ir para o campo cBenef no XML da NF-e.
  • Observação: é a observação que deverá aparecer na NF-e quando este benefício for usado.
  • Vigência (início e fim): Indica quando está ativo o benefício, o fim é opcional.
  • CST: Uma coluna para cada CST do ICMS para marcarem em quais destes CST é para ser usado o benefício fiscal.


Quando um pedido for salvo ou recalculado impostos, o sistema irá olhar para o CST do ICMS de cada item e ver se tem algum benefício fiscal para esse CST vigente no dia do recálculo do imposto. E se tiver, irá criar um vínculo entre o item do pedido e o benefício fiscal utilizado.

Também irá preencher nas observações dos impostos dentro do pedido com a observação do benefício fiscal. E, quando a nota for emitida, fará a mesma coisa com a NF, além de incluir no campo cBenef do XML o código.


Para fazer este cadastro é necessário utilizar um XLS que está disponível no Portal da Sefaz.


Como realizar o cadastro


  1. Acessar a tela de Cadastro de Benefício Fiscal (Fiscal>> Benefícios Fiscais) e clicar na opção Novo, irá habilitar uma nova linha para prencher as informações, abaixo das que já existem.



Após preencher conforme a planilha disponível no Portal da Sefaz indicado anteriormente neste manual, basta salvar este cadastro.

Nesta tela é possível utilizar o filtro de CST, onde é possível indicar o código de CST para os quais os benefícios estão marcados aquele CST.



Funcionamento


Quando no pedido a UF de destino e CST do ICMS correspondente a cadastrada no Benefício fiscal, deverá aparecer no pedido, na aba de "OBS", a observação referente ao benefício, que é cadastrada no campo "OBS. NF" no cadastro do benefício fiscal.




Ao recalcular os impostos de um pedido, irá aparecer a observação nas observações dos impostos. E quando emitir a NF, o XML deverá ir com o campo cBenf preenchido com o código configurado.


Config. ICMS por UF


Foi criada uma nova tela para permitir gerenciar, buscar e alterar cadastros das Configurações de ICMS sem precisar abrir a tela de cadastro das configurações de ICMS. Por exemplo, filtrar por UF ou po CST e ver as configurações que estão ativas ou vigentes. Esta tela agrega todas as UF de todas as configurações de ICMS.