IBPT

Devido a lei de transparência (Lei 12.741/12) é necessário informar nas notas para consumidor os valores aproximados dos impostos. Com isso, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) criou uma tabela baseada nos NCMs, para ajudar neste cálculo.


Descrição


O cálculo do valor dos impostos é feito em cascata, ou seja, todos os impostos desde a matéria prima até o item final, e não somente o imposto que incide sobre aquela venda diretamente.
Para atender então a obrigatoriedade de informar aproximadamente os valores de impostos na NFe para consumidor final, o IBPT disponibiliza um arquivo com os dados por estado.


Importação dos dados no Gestor


  1. Necessário acessar o site De Olho no Imposto para ter acesso ao arquivo do IBPT, para isso clique aqui.

  2. Criar uma conta, ou entrar com uma que já existe, no canto superior direito do site há as opções "Entrar" e "Criar Conta";
  3. Incluir a empresa com o CNPJ e vínculo corretos;
  4. Clicar no botão "Baixar Tabela da última versão";
  5. Aguardar o link para download (aparece na tela e também é encaminhado por e-mail);
  6. Baixar o arquivo zip recebido;
  7. Descompactar o arquivo zip recebido em uma pasta;
  8. Abrir o Gestor e importar o arquivo através do menu Fiscal >> Vigências do IBPT.


Menu Vigência
Menu Vigência


  1. Na tela que se abrirá, utilize a ação Nova Vigência do IBPT (F2) para iniciar o processo de importação.


Importando Arquivo
Importando Arquivo


  1. Escolha o arquivo que você baixou do site da IBPT e clique em OK.
    Ele irá processar este arquivo, pode demorar um pouco, e posterior apresentará uma nova linha com o nome do arquivo importado e sua vigência que pode ser editada.


Arquivo Importado
Arquivo Importado


  1. Nesta nova vigência terá todos os NCMs hoje existentes no Gestor com suas respectivas informações.


Detalhe
Detalhe


Atenção! No caso de se cadastrar um novo NCM ou NBS é necessário clicar na ação Reprocessar que existe na tela de visualização do arquivo. Conforme destaque na imagem acima.


Cada arquivo do IBPT tem os dados para um estado especifico, sendo assim precisa ser importado para cada filial um arquivo.


Como visualizar se o NCM está com as alíquotas do IBPT atualizadas


Para verificar se o NCM está com as alíquotas do IBPT atualizadas, é necessário acessar o cadastro de NCM, pesquisar pelo código desejado, ou Filtrar (F5) por todos, selecionar o NCM que deseja, dentro do cadastro do NCM, clicar na aba IBPT e Filtrar (F5). O sistema irá apresentar a tela abaixo, se estiver dentro da vigência, está atualizado.


NCM
NCM


Resultado


Com isto, nas observações no pedido e na nota aparecerá os dados obrigatórios pela lei da transparencia assim como sua fonte.


Dados na nota
Dados na nota