Conferir Impostos ou ajustar a partir de um pedido.


Na tela de Pedido, há três informações importantes para esta operação que são: Tipo de operação, Cliente, Item e Tipo de Uso do Item, como mostra imagem abaixo.



  1. Operação: Primeiro campo na aba "Dados" na tela de Pedidos, conforme a imagem acima.

  2. Informação do cliente: No campo "Emitir a nota em nome de:" clique na lupa para abrir a tela de cliente direto do cliente em questão, como mostra imagem abaixo.



  • Na tela de cliente, há 4 informações importantes que são: UF na Aba dados, ICMS, Regime tributação e Regime especial na aba Configuração, conforme imagens abaixo.




  1. Informação do item: Agora abra o cadastro do item com o item em questão. Nesta tela tem uma informação importante, a Configuração Fiscal que fica na aba Impostos e Preço, conforme imagem abaixo.



  1. Informação do tipo de uso: O tipo de uso está na tela de pedido, junto da lista de itens do pedido, conforme a primeira imagem. Com todas essas informações, conseguimos chegar na configuração fiscal. Agora vamos na tela de Configuração Fiscal, em Fiscal>> Configurações fiscais.


  • Nesta tela iremos filtrar pela configuração fiscal do Item, utilizando as opções "1-Entrada" ou "2-Saída" conforme o tipo de operação do pedido.
    No lado de cada título de coluna aparece um ícone de filtro, ao colocar o mouse sobre o título, clicando nele irá aparecer todas as opções para filtro, marque Venda, item 1. Como mostra imagem abaixo.



  • Com isso, é possível filtrar as seguintes colunas Operação, Uso da Mercadoria, Cadastro no ICMS, Regime de tributação e Regime especial e para cada coluna você irá filtrar com as seguintes informações Operação, Item 1, Tipo de Usos, item 4, ICMS, Regime tributação e Regime especial, item 2, respectivamente. Ficando parecido com a imagem abaixo.



Com isso você consegue chegar na configuração fiscal e alterar como desejar.