Modelo de etiquetas


No menu "Configurações->Modelos de Etiquetas" é possível gerenciar e criar os modelos de etiqueta que serão utilizados no sistema.
Este cadastro possui três campos para representar uma etiqueta. Etiqueta, Tipo Impressora e Modelo.

  • Etiqueta: É o nome da etiqueta que será usado para vincular ela aos outros cadastros;
  • Tipo Impressora: É o tipo da linguagem utilizada na etiqueta (ZPL, EPL etc). Esse tipo serve para validar se a impressora selecionada para uma determinada etiqueta é compatível com ela;
  • Modelo: É o campo onde deve ser colado o conteúdo do arquivo gerado pelo software criador de etiquetas;

Dentro do campo "Modelo", é possível utilizar macros de substituição com o nome dos campos que darão origem aos dados variáveis.
Por exemplo, para utilizar o campo Nome de uma origem de dados devemos utilizar o texto NOME para informar ao sistema que no momento de imprimir a etiqueta com dados variáveis é nesta posição onde ficará o campo Nome.
Por origem de dados entende-se qualquer fonte de etiquetas, como uma listagem de pessoas ou produtos, por exemplo.

Para fins de teste, o seguinte texto pode ser usado para o teste da tela de cadastro de modelos e da tela de testes;


Modelo de Etiqueta
Modelo de Etiqueta


No menu "Configurações->Modelo de etiquetas" é possível fazer o teste do modelo cadastrado na tela de modelos de etiquetas.
Ao abrir esta tela o usuário deve selecionar no filtro "Modelo de Etiqueta o modelo" a ser testado.
Após esta seleção, o sistema irá processar o modelo, e na área de dados criar as colunas com os nomes das macros de substituição que existem no modelo.
Esse processamento permite que o usuário que está testando o modelo preencha manualmente dados de teste para verificar o resultado no campo "Etiqueta" através da ação "Testar Etiqueta".
O texto resultado da etiqueta pode ser salvo e aberto no software que foi utilizado para criar a etiqueta, enviado para uma das impressoras mapeadas, ou ainda ser colado no site http://labelary.com/viewer.html nos casos onde for utilizado o tipo de impressora padrão ZPL.

Uma outra forma de teste é utilizar a ação "Teste de Etiqueta" no grupo "Ferramentas" das telas Gerência de Pedidos e Gerência de Itens. Neste caso a origem dos dados para as macros de substituição serão os campos disponíveis no resultado dos filtros.


Configurações


Para imprimir etiqueta da gôndola, que é feita na tela de "Atualização preço PDV", o modelo de etiqueta que o Gestor irá escolher é o modelo configurado no CFG_SISTEMA com nome de ETIQUETA_PRATELEIRA_MODELO ou ETIQUETA_PRATELEIRA_MODELO_PROMOCAO se o item está marcado como promoção.

Para impressão de etiqueta da embalagem do produto, o modelo utilizado será o configurado dentro da embalagem.