Este roteiro tem como finalidade orientar quanto à configuração básica para emissão de MDF-e em nova filial.


É necessário cadastrar a filial como transportadora para isso seguir os passos abaixo:


  1. Copiar o CNPJ da filial do cadastro de filiais e acessar o cadastro de transportadoras em "Cadastros>> Transportadoras":



  1. Acessar o cadastro de transportadoras, pode-se pesquisar antes pelo CNPJ da filial no campo de busca, caso não não exista o cadastro, clicar na ação "Nova transportadora (F2)":



  1. Trocar o "Tipo" para Jurídica e preencher o CNPJ, ao apertar a tecla "TAB" irá aparecer a mensagem conforme abaixo para transformar o cadastro que já existe em transportadora, selecionar a opção Recomendada, conforme imagem:



  1. O sistema irá buscar todos os dados originários do cadastro da filial, após isto, salvar.


  1. Após isso, a filial estará cadastrada também como transportadora, é muito importante seguir estes passos para este cadastro, pois é necessário que o campo "Código" da transportadora seja o mesmo "Código" do cadastro da filial e se for cadastrado de outra forma, os códigos não ficarão iguais, ocasionando em erros para a emissão do MDF-e.



Também é necessário configurar o modelo de nota fiscal MDF-e e vincular ao cadastro da filial.


  1. Acessar a tela de Modelo de Nota Fiscal em "Fiscal>> Configurações>> Modelo Nota Fiscal."


  1. Clicar na ação "Novo (F2)" e preencher os dados:



  • Neste cadastro, pode-se apenas copiar outro cadastro já existente de modelo de MDF-e, apenas ajutastando o "Nome" do modelo para que seja possível reconhecer que se trata daquela filial.


  1. Após este cadastro, é necessário vincular o modelo criado à filial, no cadastro de filiais em "Cadastros>> Configurações>> Filiais". Na aba 8-Configurações, na parte de Modelo de Notas Fiscais, selecionar o modelo cadastrado: