Preço por tabela e cenários


Tem o objetivo de especificar o valor de venda de cada item em diversos cenários e plataformas.


Histórico


Nunca existiu no sistema um mapeamento das tabelas de preço ou lucratividade desejados e permitidos para cada situação comercial atendida pelo sistema. O sistema possuía uma margem fixa no cadastro do SKU e ficava a cargo dos vendedores decidirem o desconto ou acréscimo manualmente para cada situação.
Para deixar os valos ajustados para cada cenário, não sendo mais necessário o ajuste do valor manualmente pelo vendedor, foi criado o conceito de cenário de venda.


Visão Geral


Cenário de venda vem com conceito de múltiplas tabelas de preço para um item assim sendo possível ter preços diferentes do mesmo item para diversas situações de venda.

O cadastro de tabelas de preço serve para dar nome às diversas margens de lucratividade onde uma venda pode ser fechada.
São agrupadas dentro de um grupo de tabelas de preço. Isso serve para diferenciar as configurações de tabela de preço e também para fazer o vínculo entre a hierarquia de itens e o grupo de tabela de preço de cada hierarquia. Na hierarquia de itens (desde o SKU até o item mais genérico) podemos definir qual o grupo de tabelas de preço válido a partir daquele ponto na hierarquia. Assim podemos criar um grupo de tabelas de preço para um determinado tipo de produto diferenciado dos outros tipos, ou ainda criar uma tabela padrão para todos os itens.


A estrutura de preços e cenarios é dividida basicamente em 4:
* Tabela de preço;
* Grupo de tabela de preço;
* Cenário de venda;
* Item da tabela de preço;


Uma Item tem um Grupo de tabelas de preço, uma Tabela de preço faz parte de um Grupo de tabelas de preço que por sua vez é usado dentro do Cenário de venda. O Grupo de tabelas de preço pode conter varias tabelas de preço.
O Item da tabela de preço é o preço propriamente dito que foi criado na ação "Materializar Itens" dentro da Tabela de preço.


Tabela de preço

Tem o objetivo de definir o preço do item para uma lista de uso e também a vigência deste preço.
Para mais detalhes clique aqui


Grupo de tabela de preço

Tem o objetivo de agrupar diversas tabelas de preço para cada tipo de situação comercial existente e também definir se vai ser usado tabelas de preço para formar o preço do SKU ou se vai utilizar o calculo com os dados da tela do item (forma clássica).
Para mais detalhes clique aqui


Cenário de venda

Tem o objetivo de definir o grupo de tabela de preço que será usado para cada uso, as formas de pagamento possíveis e a tabela de preço a ser utilizada.
Para mais detalhes clique aqui


Item da tabela de preço

É a materialização dos preços do SKU baseado nas configurações do grupo de tabela de preço.
Para mais detalhes clique aqui


Regras de Negócio


  • Só pode existir uma tabela base ativa para cada grupo de tabelas de preço;
  • Tem que existir ao menos uma tabela base ativa para cada grupo de tabelas de preço;