Produtos em Posse de Terceiros

Foi criado o campo Posse/Propriedade para indicar a quem pertence, e com quem está um determinado item.
O código reflete o código do arquivo do SPED, para facilitar a leitura do arquivo txt.

  • 0 - Itens próprios, em posse própria: Itens e local do próprio estabalecimento, os itens estão em locais de armazenamento que ficam fisicamente no estabelecimento.
  • 1 - Itens próprios, em posse de terceiros: Itens do estabelecimento estão em outros locais que são de terceiros, por exemplo em casos de remessa para industrialização, onde o material é enviado para outro local para ser industrializado, ou para ser armazenado temporariamente.
  • 2 - Itens de terceiros, em posse temporária: Comodato de algum material/produto no estabelecimento, este sendo de terceiros, por exemplo quando a cerveja é enviada para a Tecden para análise, ou vasilhames e barris.



Grupos de Operação


Foram criados Grupos de Operações Temporárias para seperar a propriedade dos itens:

  • Remessa Temporária: Neste grupo devem ficar as operações com itens próprios. "Posse/Propriedade" Tipo 1.
  • Recebimento Temporário: Neste grupo devem ficar as operações com itens de terceiros. "Posse/Propriedade" Tipo 2.

Neste Grupos de Operação, deverá ser configurado as operações de Remessa e Retorno que serão utilizadas. Não poderá ser adicionado ou excluído dos grupos tipos de operações que já tiveram lançamentos de estoque, vinculado a qualquer local de armazenamento tipo 1 e 2 e também com transação de negócio vinculado a estes tipos de operação.



Lembrando que, para estas novas operações cadastradas nestes grupos, é necessário verificar a Configuração Fiscal.


Recebimento


Na tela de Notas Fiscais de Entrada, nas notas de operações de Remessa e Retorno com itens de terceiros, que estejam dentro do grupo de operações temporário, quando for utilizada a ação de "Receber NFE", o sistema não irá dar entrada na quantidade no Estoque Local (mesmo que ao cadastrar a NF o local de armazenamento seja estoque local), mas sim, fará uma transferência para um local de armazenamento Tipo 2 (Itens de terceiros, em posse temporária). Este local de armazenamento será criado automaticamente, caso não exista, e terá como descrição o CNPJ do fornecedor da nota de entrada.



Na tela de Lançamento de Estoque:



Caso ocorra o Cancelamento do Recebimento, ação "Cancelar Recebimento NF" irá desfazer esta transferência.


Remessa


No caso da remessa, quando o pedido for aprovado, irá do Estoque Local para o Estoque Comprometido. Ao ser encerrado, não ocorre nenhuma movimentação. Na emissão da nota, sairá do Estoque Comprometido para o Local de Armazenamento do cliente/fornecedor do pedido, fazendo uma transferência do Estoque Comprometido para o local de armazenamento Tipo 1 (Itens próprios, em posse de terceriros), o qual será criado automaticamente, caso não exista, e terá como descrição o CNPJ do fornecedor/cliente do pedido.