Este roteiro tem como finalidade auxiliar na localização dos Itens em seus locais de Armazenamento.

Os itens podem ser encontrados em Locais de Armazenamento diferentes dentro da mesma filial/matriz.


Requisitos:

Acesso as telas:
- Itens: Itens>> Itens;
- Lançamento de Estoque: Comercial>> Lançamento de Estoque;

Para consultar o Local de Armazenamento


  1. Para consultar em qual/quais Local de Armazenamento está o saldo ou parte dele do item, é preciso acessar primeiro o cadastro do Item. E visualizar na aba "12-Estoque", onde encontra-se aquele item. Caso o item esteja em mais de um local, será apresentado também nessa tela.


Local-Item
Local-Item


  1. Sabendo em qual local está o saldo do item, podemos visualizar sua movimentação de estoque para saber como foi parar nesse local. Para isso, é necessário utilizar o relatório de "Lançamento de Estoque" e filtrar pelo "Local de Armazenamento" que visualizamos no cadastro do Item. Este relatório irá auxiliar a entender como o saldo do item foi para aquele local, pois irá mostrar a operação e os dados dela, que fizeram com que o item fosse para o Local e também as movimentações do item nesse local, caso houver.


Lançamento de Estoque
Lançamento de Estoque


Neste relatório "Lançamento de Estoque" SEMPRE é importante atentar-se ao "Local de Armazenamento" escolhido, e caso for utilizar o "Extrato" atentar-se ao período que será informado na consulta.


Para verificar se o Item "Controla Estoque"


  1. Acessar o cadastro do Item, na primeira aba há a opção "Controla Estoque":


Controla Estoque
Controla Estoque


  • Esta opção faz com que as movimentações que forem realizadas com este item fiquem registradas nos relatórios.

  • Caso ela esteja desmarcada e for realizado um pedido por exemplo, o sistema irá permitir a geração do pedido, no entanto, não fará nenhuma baixa no estoque para este item. Lembrando que, para que o item apareça para ser utilizado no pedido, nesse caso, é preciso também que a opção "Liberado p/ venda" esteja marcada.