O Gestor possui alertas que são enviados por e-mail, são relatório referente estoque, itens, notas, pedidos, etc.

No Gestor, podem ser configurados através do menu: Configurações>> Alertas. Nessa tela é possível visualizar qual foi o último horário enviado por exemplo, destinatários que estão programados para receber, horário programado, tipo de execução, além da consulta que o alerta irá realizar no banco de dados para apresentar os resultados.


Alerta
Alerta


Como verificar se um alerta foi recebido pelo usuário:


  • Verificar qual foi a data e hora da última execução do alerta, para isso na tela de pesquisa, informe o nome do alerta ou parte dele, a informação estará disponível nas colunas conforme abaixo:


Execução Alerta
Execução Alerta


  • Verificar se o usuário que não recebeu o alerta está na lista de destinatários configurados:


OBS.: A cada destinatário incluído para recebimento deverá ser separado por vírgula.


Lista de Destinatários
Lista de Destinatários


  • Verificar com o usuário se o e-mail que foi enviado não está no Lixo Eletrônico ou caixa de SPAM;


Elasticmail


E-Mails enviados a partir do Gestor tem duas saídas:
SMTP próprio do cliente que é utilizado para as notas fiscais, orçamentos e boletos e envio pela estrutura da Dype que é utilizado para os alertas.

O envio pela estrutura da Dype é pago por mensagem enviada pela Dype e não é repassado o custo para o cliente (em teoria faz parte da licença).
O envio pelo SMTP do cliente é custo do próprio cliente.
Além do custo, o SMTP do cliente já tem as configurações anti-spam que os clientes do cliente do Gestor esperam que tenha.
Os alertas são alertas de sistema normalmente os destinatários são usuários do Gestor ou funcionários da Dype. Por isso mantemos o envio dos alertas pela estrutura da Dype.

O elasticmail é o provedor de envio de e-mails atual da Dype (existe o mandrill em poucos casos, que estamos migrando para o elastic).


Para saber os dados de acesso do Elasticmail clique aqui


Ao acessar a página do Elasticmail, devemos utilizar o caminho mostrado na imagem abaixo, para termos acesso ao relatório de envios realizados. Neste relatório, é possível identificar para quais destinatários os alertas foram enviados, pesquisar por um determinado endereço de e-mail para saber qual o status do envio, verificar se houve erro no envio e qual a mensagem de erro, reenviar para o destinatário, etc.


Relatório Elastic
Relatório Elastic


Caso ocorra algum erro no e-mail do destinatário, é possível clicar na opção "Não Entregue" onde irá nos mostrar algumas informações do possível problema que está ocorrendo, no entanto, para saber mais detalhes seria necessário o pagamento de um valor adicional, porém caso não fique claro na mensagem apresentada, pode-se tentar a opção "Reenviar" que irá forçar o envio, muitas vezes corrigindo o problema.


Erro
Erro


Algumas vezes poderá apresentar mensagem de erro relacionada ao provedor de e-mails do destinatário, neste caso é preciso orientar o usuário a verficar com a TI o problema.