O cadastro de Modelos de Notas Fiscais foi inicialmente criado para armazenar o layout das notas fiscais nas impressoras matriciais. Também aproveitamos este cadastro para armazenar a série e o número da próxima nota fiscal de cada modelo.

Contudo, quando surgiu a nota fiscal eletrônica, foi necessário criar um campo de tipo para diferenciar entre a nota matricial e a nota eletrônica. Isso aconteceu devido ao fato da procedure que emite a nota fiscal solicitar o ID_MODELO_NOTA_FISCAL a ser utilizado, para ler e incrementar o próximo número da nota fiscal dentro da série. Nesta época, a tabela ganhou a versão da NFE, e quando for implementada a NFe 3.0, devemos alterar a versão neste local.

A forma que hoje é utilizada para determinar qual modelo de nota fiscal é utilizado nos pedidos/notas de entrada (mercadorias e produtos) ou ordens de serviço (serviços) são consultas na tabela CFG_SISTEMA pelas configurações ID_MODELO_NFE_DEFAULT e ID_MODELO_NOTA_FISCAL_DEFAULT. A primeira para NFe e a segunda para ordens de serviços.


Pendências:


Criar um tipo de modelo para controlar as notas fiscais em talão manual (isso é necessário em clientes que emitem a nota em talão manual ou diretamente no site da prefeitura sem integração com o sistema).
Mover a configuração dos modelos de notas que estão valendo da CFG_SISTEMA para o cadastro da filial, pois quando tivermos mais de uma filial temos que ter numerações (ou modelos de notas) diferenciados para cada filial.


Dúvidas:


Não sei se a versão da nota fiscal eletrônica está usando a coluna da tabela em todos os locais do sistema. Suspeito que existam valores hardcoded em algum lugar, ou que talvez nem seja mais necessário este campo.